• casa-e-tinta
  • amplio-moveis
  • integrada-a-paisagem
  • o-apartamento-galeria-de-fernanda-marques
14 jun

5 Opções Do Que Usar Nas Janelas Para Barrar A Luz

Interiores

A menos que você esteja na praia, ou numa vibe esportiva, eu imagino que ninguém nesse mundo goste de acordar com o sol na cara, nem de ver seus móveis ficando desbotados que nem fotografias antigas. Então neste post eu te dou cinco opções simples pra você usar nas suas janelas: cortinas, persianas, blackout, esteiras ou nada, que também tá valendo. Basta saber usar!

CORTINAS

Essa é a opção tradicional e deixa a casa "vestida" e mais elegante. Existem tecidos maravilhosos e praticamente todas as cores. Tem o linho, veludo, algodão e o voil; esse último, "pau pra toda obra", embora os puristas achem muito simplesinho, mas que se for sua única opção funciona bem! Tenho visto muito também os reposteiros; você coloca a cortina de um tecido e o reposteiro de outro. Ou cortinas sobre persianas, que também deixam o visual bem legal. Mas um detalhe que quero chamar atenção em relação às cortinas são as alturas. Cortinas curtas só em casos especiais. Cortinas longas (que amo principalmente quando arrastam no chão) trazem aconchego, mas fazem o ambiente parecer menor; e cortinas "pega-frango" jamais!

PERSIANAS

Antigamente persiana era sinônimo de encrenca. Poucos modelos, com cara de escritório e muito frágeis, quase sempre estragavam ou emperravam. Isso mudou. As persianas atuais são lindas, fáceis de limpar e ideais pra ambientes pequenos. Hoje existem centenas de modelos e materiais e as persianas de madeira são as minhas preferidas.

BLACKOUT

Feito pra ambientes onde queremos escuridão total, geralmente os quartos, salas de TV e home theater, existem blackouts em formatos de cortina comum, que você coloca junto de outra cortina, e o rolô. Chamo atenção aqui pra duas coisas: uma é a qualidade do blackout. Se for daquele baratinho ele em pouco tempo resseca e craquela ficando horroroso! Se não puder usar um blackout top de linha, que realmente é mais caro, vá numa opção intermediária. Outra coisa é o tamanho do blackout, que sempre deve passar um pouco da janela pra não deixar aquelas frestas de luz irritantes.

ESTEIRAS

Essa opção tem pegada rústica, tropical e estilo praiano. Atende também adolescentes e tumblrs. Existem esteiras de bambu, juta e palha que recebem tratamento pra não mofar. A esteira não veda a luz, mas quebra o galho e cria uma cena, né?

O NADA

Não usar nada nas janelas também é uma opção. O "nada" é possível quando você não precisa de privacidade e depende de muita luz, que é o caso de cozinhas e áreas de serviço. Mas de qualquer maneira, volto àquele ponto que falei lá em cima; observe onde o sol vai bater pra não danificar seus móveis ou eletros.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM