• amplio
  • templuz
  • casa-e-tinta
  • sumisura
  • o-pecado-dos-provadores
  • quarto-infantil-montessoriano
27 jul

Casa de Campo

Projetos | Interiores

Apesar de ter crescido na cidade, eu adoro uma "roça". Sinto verdadeira atração por um mato e sempre que posso dou uma escapulida para o interior de Minas; que é lindíssimo. Por isso caí de amores por essa casa em Itabirito, projeto de Roziane Faleiro.

Apesar de ter todas as comodidades da vida moderna (que cá entre nós, já não dá para viver sem) o projeto dessa casa de campo preservou as raízes e história de seus proprietários e se inseriu respeitosa, em estilo e tamanho, na cidadezinha pitoresca próxima à Ouro Preto.

A inspiração para sua construção estreia uma nova fase na vida do casal de proprietários e a vontade de tirar o pé do acelerador experimentando uma nova maneira de viver, em meio ao verde e sem pressa. Um espaço que deveria traduzir simplicidade no morar e no cuidar do que realmente importa e que fosse preenchido pelas memórias afetivas.

Assim surgiu uma casa pequena, com apenas 250 m², afinal o que deveria prevalecer mesmo era a natureza exuberante dos dois terrenos que somados totalizam 1.600 m² na qual seria implantada. Ou plantada?

A casa foi "plantada" no centro do terreno, aproveitando a leve topografia onde foram criados meios níveis que se distribuem internamente e setorizam o layout interno de forma harmônica e convidativa.

O projeto de Roziane Faleiro, feito em função da vista do fundo que é uma área de preservação, contemplou espaços integrados e muitas áreas de convivência para receber com conforto e praticidade. Junto à sala de TV, foi feito um espaço gourmet completo no coração da casa e com jeitão de cozinha mineira. Para a área íntima, a solicitação foi privacidade com medidas enxutas sem perder o charme e o conforto.

DÉCOR COM MEMÓRIA AFETIVA

Para a estrutura os materiais naturais como a madeira, tijolos e barro foram os eleitos, assim como a cor quente em tom de vinho que reveste o exterior da casa. Na decoração objetos e mobiliário que faziam parte da história dos moradores ganharam destaque e por toda a casa as memórias e histórias da família foram reverenciadas. Coleções de uma vida toda e móveis herdados de outras casas foram muito bem recebidos e repaginados.

Uma casa com alma foi o resultado e vida é a palavra que define este projeto que, completo em sua incompletude, estará sempre de portas abertas para as novas possibilidades, acontecendo em função do desejo de seus moradores. Um luxo para os dias atuais.

Fotos: Gustavo Xavier

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM