• casa-cor; casa-cor-mg; minas-gerais; belo-horizonte
  • casa-e-tintas
  • instituto-do-mundo-arabe
  • museu-nacional-do-catar
02 aug

Cozinhas Planejadas Em Apês Pequenos

Projetos | Interiores

Passeando pela cidade dia desses, fiquei impressionada com a quantidade de lançamentos de apês pequenos; uma tendência que chegou para ficar. Aí, eu que adoro uma cozinha, fiquei pensando: será que nesse espaço compacto dá para fazer uma cozinha charmosa e funcional? Descubra.

Dá sim. Aliás, uma quitinete, um estúdio ou um apartamento de 1 quarto são ideais para quem vai morar sozinho, sabe por que? Porque não precisamos de tanto espaço assim para ser feliz e fica bem mais fácil manter tudo limpo, ou apenas "passar" a chave quando der vontade de botar o pé na estrada! ;)

O único detalhe é que a cozinha num apartamento pequeno talvez não seja exatamente aquela que a gente sonhou pois, geralmente, quanto menor o apartamento, menor a cozinha. E nesse ponto acaba surgindo um problema: como encaixar todos os móveis e eletrodomésticos necessários (e que amamos tanto) para o bom funcionamento desse espaço?

Elementar meu caro Watson! Com as cozinhas planejadas! Elas possuem armários com espaços perfeitos para encaixar tudo; mas se você ainda não está convencido das alegrias de uma cozinha planejada, eu vou te dar 3 motivos e algumas dicas que farão você mudar de ideia agora!

1 - AMBIENTE ORGANIZADO

Se tudo foi planejado, sob medida, a cozinha se torna muito mais organizada. Não há aquela sensação que o espaço é muito pequeno e todos os utensílios são facilmente guardados. Até os eletrodomésticos acabam tendo seu lugar certinho.

2 - POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAR

Personalização é outra grande vantagem das cozinhas planejadas. Você escolhe a cor e o estilo e pode combinar com o restante da decoração da casa. É uma dica muito legal para cozinhas abertas, que são divididas apenas por uma bancada e ficam junto com a sala do apartamento.

3 - MAIOR RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

A qualidade dos materiais que compõe uma cozinha planejada é superior a dos móveis que já vem prontos. Isso, inclusive, justifica o custo-benefício de investir nesta ideia. Muitas vezes estes móveis vão permanecer no apartamento até depois de você decidir se mudar e podem valorizar ainda mais o imóvel.

DICAS PARA NÃO ERRAR NO PROJETO DA COZINHA PLANEJADA

Apesar da ideia de montar sua própria cozinha parecer divertida, saiba que é preciso se planejar. Então, se você está em busca de apartamentos à venda que não têm tanto espaço na cozinha ( e não faz ideia de como aproveitar melhor esta parte do seu novo lar), veja 10 dicas que vão torná-la incrível:

1 - ANALISE O QUE VOCÊ NECESSITA: O seu gosto pessoal tem que ser levado em conta, porém, não se esqueça de verificar o que realmente é necessário. Você precisa ganhar espaço? Encaixar uma mesa junto aos móveis? Aproveitar melhor as paredes? Anote tudo isso e apresente à empresa que irá fazer para você.

2 - PRESTE ATENÇÃO À ILUMINAÇÃO: A iluminação é muito importante e precisa ser considerada. Veja se há lâmpadas o suficiente na cozinha e considere a ideia de os móveis planejados terem tons mais claros para aumentar a sensação de amplitude do ambiente.

3 - CUIDADO COM O ENCANAMENTO: O encanamento pode dar muita dor de cabeça! Preste atenção ao local onde será colocada a pia. Você não tem como mudar o encanamento de lugar, então precisa planejar os outros móveis em função disso. Nem precisa dizer (mas já dizendo, rsrs) que a pia tem que ficar próxima ao local do encaixe da torneira e saída da água.

4 - SAIBA QUAIS SÃO AS MEDIDAS DISPONÍVEIS: Qual a medida total disponível no cômodo? Altura, largura e comprimento não devem ser ignorados, pois vão ajudar a planejar melhor todos os móveis. Se a cozinha é mais estreita, por exemplo, talvez portas de correr sejam as mais indicadas para os armários.

5 - ARMÁRIOS NO ALTO E QUE VÃO ATÉ O TETO: Como na altura do piso você não vai contar com muito espaço, a grande dica para apartamentos pequenos é aproveitar as paredes e colocar armários que vão até o teto. (Lembrando que o acesso às coisas que ficarão lá em cima é um pouquinho complicado, no apê das minhas filhas é assim). Guarde neles somente o que não é de uso diário.

6 - PORTAS DE CORRER: Portas de correr também são indicadas, principalmente se a cozinha for retangular. Assim não há o risco e ficar apertado no espaço enquanto guarda ou procura por algum item.

7 - CORES NO LUGAR DE OBJETOS DECORATIVOS: Um dos grandes problemas de não ter muito espaço na sua cozinha é que cada centímetro será ocupado pelos utensílios e pelos eletrodomésticos. No entanto, isso não é desculpa para que essa parte do apartamento fique mais apagada e sem decoração. A dica é trocar os itens decorativos por cores nos próprios móveis. As portas dos armários, por exemplo, podem ser azuis ou amarelas. Cores estão em alta para a cozinha da casa, mas nada de exageros! A não ser que você queira fazer um espaço cenográfico, "quebre" um pouco o excesso de cor (principalmente se escolher tons mais escuros) com alguns detalhes em branco nos armários planejados.

8 - BANCADA COM PARTE DOS MÓVEIS: Algumas pessoas gostam de fazer as refeições mais rápidas na cozinha, como é o caso do café da manhã, dos lanches e até da janta. Quem mora sozinho, muitas vezes, não quer investir em uma sala de jantar ou mesa em outra parte da casa. Uma sugestão é apostar na bancada como parte dos móveis da cozinha. Um pequeno espaço em que seja possível fazer as refeições tranquilamente e sem se sentir apertado. No lugar das cadeiras, use banquetas.

9 - SUA PERSONALIDADE EM TUDO, SEMPRE! Como você leu acima, entre as vantagens de se ter uma cozinha planejada está a questão da personalização. Isso significa que você tem que levar em conta seus gostos e personalidade na hora de decidir como vai ficar esse espaço do apartamento. Converse com o responsável do projeto e relate cores e estilos que mais lhe agradam, assim, enquanto é feito o desenho, ele pode apresentar várias opções.

10 - COZINHAS E LAVANDERIA JUNTAS: Apartamentos pequenos costumam ter cozinha e lavanderia praticamente no mesmo espaço. Algumas vezes as duas áreas são divididas apenas por uma parede - com cobogó fica lindo! - ou uma porta. Você pode unir os dois espaços aproveitando os móveis planejados. Aqui, como o lugar é realmente pequeno, o truque é que os móveis estejam nas paredes e tenham pequenos nichos para encaixar todos os eletros, até mesmo a máquina de lavar.

Gostou das dicas para uma cozinha planejada para apê pequeno? Como você pode ver, mesmo que não tenha muito espaço, pode criar um cômodo bonito e funcional ;)

Conheças as cozinhas planejadas da Boa Vista Sion, parceira do site


cozinhas-planejadas-em-apês-pequenos; cozinha-planejada; moveis-planejados; boa-vista-sion; cozinhas; kicthen; apartamento-pequeno
Projeto: Ivo Tavares e André da Costa

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM