• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
21 out

Decor infantil montessoriano

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Você já ouviu falar de decor montessoriano? De repente já até ouviu, mas não sabe exatamente o que é, então deixa eu te ajudar. :) Maria Montessori foi uma médica e educadora que desenvolveu a tese de que a decoração infantil deve ser específica para favorecer a autonomia e a independência da criança. Daí o nome.

Tá, mas e na prática, Janina, como é que isso funciona? Claro que o assunto é mais complexo, envolvendo estudos, etc, mas para facilitar nosso entendimento, eu listei seis elementos bem típicos desse décor.

NÚMERO UM: Colchão. No decor montessoriano, o berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama turca, que é aquela bem baixinha; para que a criança possa subir e descer com independência e conforme sua vontade, sem riscos.

NÚMERO DOIS: Espelhos. Um espelho do quarto infantil tem função importante. Ele deve ser posicionado baixinho para que a criança, se possível desde bebê, possa se ver. Segundo a filosofia montessoriana isso vai estimular seu reconhecimento através de seu reflexo.

NÚMERO TRÊS: Brinquedos. Todos os brinquedos da criança devem ficar no chão, ou no nível do chão onde ela consiga alcançá-los, como, por exemplo, num baú, cesto ou caixa baixa.

NÚMERO QUATRO: Livros. Vale o mesmo que os brinquedos: podem ficar numa estante baixa também ou em caixotes no chão.

NÚMERO CINCO: Barras laterais. Essas barras são para a criança, quando começar a dar os primeiros passos, poder caminhar sozinha, estimulando um desenvolvimento sem o auxílio de um adulto.

E NÚMERO SEIS: Tapetes. De tecido ou de EVA, os tapetes delimitam o espaço da brincadeira e criam experiências sensoriais, pois ao caminhar sobre eles e tatear o solo, a criança vai experimentar vários tipos de textura estimulando o seu sensorial.

Se gostou, compartilhe essa matéria!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM