• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
18 may

Desafio: caber tudo nos 20 m² do microloft

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

No projeto feito pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura, o grande desafio foi conseguir fazer com que todos os ambientes de um apartamento padrão coubessem no microloft de apenas 20m² para atender a jovem moradora mineira que foi estudar no Rio.

O cenário é o Bairro Leblon e a moradora uma jovem mineira que tinha o sonho de morar na capital carioca para estudar Design de Moda, com planos de continuar morando na cidade depois de terminar a faculdade. Assim, seu pai decidiu presenteá-la com este microapartamento na Zona Sul. Mas o sonho, porém, tinha alguns percalços: o apartamento estava em péééssimo estado, precisando passar por uma reforma completa! Foi, então, que Richard e Maria Clara entraram em ação realizando o desejo da cliente em transformar o pequeno apê em um imóvel jovem, funcional, de estilo industrial, colorido e com muita personalidade.

APROVEITAMENTO MÁXIMO DO ESPAÇO

Milagrosamente, com um bom projeto alinhado, a multiplicação do espaço! Demandas colocadas, o microloft acomodou então uma sala de estar, jantar, home-office, cozinha, lavanderia, banheiro e quarto de dormir! E com um detalhe supercharmoso que se destaca: a geladeira retrô na cor laranja! A atmosfera industrial ficou por conta das estruturas de concreto que foram descascadas para deixar as lajes e as vigas aparentes. Os arquitetos também revestiram duas paredes até meia altura com tijolinhos, em tom de cimento, e pintaram algumas paredes de azul petróleo para alegrar o espaço. "O painel rosé atrás da cama acrescentou o toque feminino que faltava", pontua Maria Clara.

Para evitar que o microloft parecesse ainda menor, os arquitetos revestiram algumas paredes com espelhos conferindo amplitude e, ainda, potencializando a presença de luz natural. Por fim, o layout do banheiro, o único cômodo isolado do miniloft que foi modificado para ganhar mais espaço de bancada e box. Repare que mesmo integrados, todos os "cômodos" foram setorizados através da marcenaria desenhada pelos arquitetos. "Destacamos o guarda-roupa ventilado ao lado da cama e a marcenaria do painel de TV, com acabamento ripado de madeira pinus e lateral que funciona como um armário vertical, servindo de apoio à lavanderia", ressalta Richard.

Eu adorei! Acho que este apartamento pequeno e colorido ficou uma graça e super bem aproveitado. Nada mal para quem vai começar a vida, né?

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE: ALMA BRASILEIRA EM 17 M²

Fotos: Luiza Schreier

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM