• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
06 aug

Estilo de pub inglês no apê de 29 m², depois da reforma

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Uma reforma total feita pela arquiteta Paula Müller transformou o imóvel de 29 m² em Ipanema, RJ, em uma kitnet integrada, funcional e cosmopolita a pedido do morador.

Tudo começou aos poucos, e eu acho que isso é bastante comum: um projeto começar de um jeito e terminar de outro, rsrs. O jovem médico, solteiro, que chegou à arquiteta através do site, queria algo simples, mas ao ser apresentado ao potencial daqueles 29 m², se empolgou! Assim, vários sonhos começaram a surgir e o projeto foi sendo adaptado.

Dentre os pedidos do cliente, estava um decor temático, com cara de pub inglês e estilo industrial, e espaços otimizados para caber não somente as roupas, mas também tudo que "faz volume", como roupas de cama, vassouras, escada e livros; tudo de forma organizada, otimizada e eficiente. O sofá da sala também deveria ser uma cama de solteiro para receber sua família que mora fora do Rio.

INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES

Arrisco dizer que, atualmente, nove entre 10 espaços compactos pedem a integração dos ambientes para favorecer a sensação de amplitude, e aqui não foi diferente. Originalmente, o apartamento antigo apresentava sua planta toda compartimentada, como se usava na época. Com a reforma, Paula Müller tirou partido da linearidade do imóvel e integrou todos os cômodos, à exceção do banheiro.

Uma coisa que achei muito interessante foi que de um lado ela usou textura de cimento queimado e de outro, a parede de tijolinhos (típicas dos pubs e do estilo industrial) correm de fora a fora. Essa divisão reforçou a linearidade e a identidade do projeto. O piso de taco que já existia no local, lindo, foi revitalizado e mantido, o que confere um toque de aconchego ao espaço.

DECOR TEMÁTICO: PUB INGLÊS

Como o apartamento, apesar de estar na quadra da praia, não possui vista alguma, a arquiteta teve que pensar em valorizar todo o visual voltado para dentro de casa. E aí os detalhes da decoração foram imprescindíveis.
Para o mobiliário, apenas peças leves que não carregariam visualmente o espaço exíguo: bancos, estantes e luminárias em madeira e estrutura delgada. As caveiras, uma paixão do cliente, foram espalhadas pela decoração, assim como alguns símbolos da cultura pop e urbana como a estampa na parede de uma obra de Banksy, o quadro do jogador de futebol e, o ponto alto, a tela grafitada do grupo Fleshbeck Crew, composto pelos artistas BR, Toz, Pia ', SWK, Rod, e Krrank, que foram pioneiros do movimento de grafite no Rio.

Na cozinha, toques vintage e high-tech. Além da geladeira Gorenje Retro Special Edition VW, uma edição limitada, com a licença da Volkswagen (charmosíssima!), a bancada em Corian iluminada com tampas que se encaixam na cuba e no cooktop rebaixado para que seu aproveitamento seja otimizado. E por falar em bancada iluminada...

PALMAS PARA A ILUMINAÇÃO

Trabalhar para grandes espaços, com verbas generosas é fácil. Mas projetos menores exigem mais dos profissionais: mais criatividade, mais talento, mais jogo de cintura. E Paula Müller mostrou ter tudo isso ao projetar uma iluminação pontual, se sobrepor, LEDs bem distribuídos, culminando com balizadores no chão que causam um efeito wall washing nas paredes muito bonito e o rasgo de luz no teto. Palmas para ela!

VEJA TAMBÉM: GORENJE RETRÔ

Fotos: Juliano Colodeti / MCA Estúdio

FICHA TÉCNICA

Tipo de imóvel: apartamento tipo kitnet

Localização: Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

Área total: 29m²

Arquitetura: Paula Müller

Escritório: Paula Müller Arquitetura e Interiores

Instagram: @paulamullerarquiteta

Site: www.paulamuller.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM