• casa-e-tinta; tintas-em-bh; loja-de-tintas; pintura-de-parede
  • lareira; lareira-ecológica; braseiro; lareira-em-casa; lareira-na-decoração
  • noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento- instagramável; reforma-de-apartamento; estilo-industrial; ambientes-integrados; cozinha-aberta
  • cobertura-linear; decoração-de-cobertura; sala-integrada; varanda-integrada; madeira-na-decoração
14 abr

Estilo provençal urbano

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

A empresária com dupla nacionalidade (brasileira e espanhola), queria uma casa de campo na cidade e "descobriu" o Studio Livia Amendola no Instagram para realizar esse sonho.

Além dos ares campestres, a cliente também queria que a nova casa fosse num local mais seguro e próximo à casa dos irmãos; assim optou por uma residência antiga de 170m² com um pavimento térreo, em terreno de 353m², em Freguesia, Bairro Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O imóvel adquirido pela cliente estava muito deteriorado e a opção sugerida pelo escritório comandado por Livia Amendola e Rômulo Campos foi colocar as paredes abaixo e configurar uma nova planta, sob medida para a moradora que fez alguns pedidos: ambientes integrados, claros e ventilados, tendo como referência as casas de campo mediterrâneas.

Assim, a sauna e os banheiros originais da casa foram demolidos para ampliar a cozinha, que era muito pequena, e integrá-la à sala. Além da entrada principal, um novo acesso externo foi criado, que leva à lavanderia, a um banheiro externo e a uma pia charmosa, ideal para higienizar alimentos e lavar as mãos antes de entrar na casa – algo já incorporado à nossa realidade, com a pandemia.

REFORMA E OBJETOS DE VALOR AFETIVO

Foram três meses entre a elaboração e a aprovação do projeto e mais nove para a execução, já contado o tempo de toda a finalização do decor. Muitos objetos que já eram da moradora foram mantidos por terem grande valor afetivo. Após uma grande reforma, os quatro quartos originais deram lugar a 3 quartos na nova planta: a suíte máster (com dormitório, banheiro e closet), o escritório e o quarto de hóspedes. "A cliente queria se sentir numa casa de campo, cercada de verde em meio a uma atmosfera romântica. Ela nos trouxe muitas referências de casas espanholas, mediterrâneas, que lembravam, de certa forma, o estilo provençal, porém com uma pegada mais retrô", conta Livia.

LEIA TAMBÉM: O NOVO ESTILO MEDITERRÂNEO

DECORAÇÃO PROVENÇAL CONTEMPORÂNEA

Assim a decoração ganhou um estilo provençal contemporâneo, harmonizando novos móveis com as peças antigas da proprietária, a maioria de herança da família, como a cadeira de madeira do escritório que pertenceu à sua avó e passou para o seu pai e irmã antes de chegar a ela. Entre os destaques do projeto chama atenção a integração da sala com a cozinha. Os vãos garantem a máxima integração com a área externa, permitindo ainda que a luz natural invada todo o espaço. Outro detalhe que salta aos olhos é a divisão delicada do revestimento do piso da cozinha, um azulejo decorado que quebrou o padrão de piso linear e ainda trouxe um quê romântico. A presença de plantas também ajudou a reforçar a ideia da conexão entre espaços internos e externos, trazendo essa atmosfera do campo para a cidade.

LEIA OU OUÇA O PODCAST: CHARME PROVENÇAL

Fotos: Denilson Machado I MCA Estudio

Produção visual: Andréa Falchi


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM