• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
29 mar

Mesa de bilhar de colecionador é a protagonista do projeto

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Transformar um estilo é para poucos. Partir de um decor histórico e conferir um mood contemporâneo foi a tarefa do arquiteto Diego Revollo para atender ao jovem empresário que queria imprimir personalidade e modernizar o apê neoclássico.

O imóvel de 340 m² em um edifício construído há aproximadamente 20 anos, em São Paulo, já pertencia à família do cliente. E só para você ter uma ideia do porte dessa transformação de estilos, a protagonista desse projeto é uma mesa de bilhar. Mas não qualquer mesa, claro. A eleita foi uma peça de colecionador; a Centennial Pool Table, autêntica mesa Art Déco produzida em edição comemorativa pela lendária marca americana Brunswick na ocasião do seu centenário em 1946, adquirida por um colecionador estadunidense e restaurada.

Sob medida para dialogar com a sofisticação do apartamento, a Centennial Pool Table acabou se tornando um elemento crucial na organização dos espaços. Centralizada em relação às duas portas de vidro que acessam a varanda, a mesa setoriza os ambientes de estar: de um lado, um living tradicional com sofá e de outro, junto à lareira, uma área de lounge com poltronas. Ademais, não compete visual ou espacialmente com a mesa de refeições, uma vez que a sala de jantar, embora integrada, encontra-se resguardada em um espaço adjacente.

DO ESTILO NEOCLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

O projeto propôs intervenções simples, afinal a "base" já era muito boa. Assim, a reforma implementada buscou aproveitar ao máximo a estrutura sólida do apartamento, preservando e revalorizando elementos nobres repletos de luxo e beleza que já existiam na arquitetura. Foi o caso, por exemplo, do revestimento de mármore crema marfil polido que percorre toda a área social que passou por um processo de levigamento para ganhar acabamento fosco viabilizando o toque de contemporaneidade desejado, sem comprometer a sofisticação e sobriedade do material.

Já o forro de gesso existente, cujos grandes rebaixos abrigavam o sistema de ar-condicionado e emolduravam os ambientes ao gosto clássico, sugeriu-se uma solução mais moderna por meio da criação de vigas de gesso revestidas com cimento queimado. Tal intervenção, além de manter a funcionalidade do rebaixo, reforça a linguagem adotada pelo projeto remetendo à tradição brutalista e conferindo uma ambiência mais masculina.

DNA MASCULINO

E por falar em masculino... Apesar de não ter sido uma exigência, o decor do apartamento acabou ganhando um visual fortemente masculino pelo qual o cliente já revelara interesse, face à sua admiração por outros projetos do escritório em que esse traço esteve presente. Mas acima de tudo, o caráter atemporal do projeto foi garantido pela escolha do mobiliário e dos objetos de decoração – uma mescla entre o vintage e o moderno em fina sintonia. As peças escolhidas contemplam designers nacionais e estrangeiros, jovens e consagrados. E algumas peças autorais de Diego Revollo.

Repare na poltrona Paraty, de Sérgio Rodrigues, no sofá assinado pelo jovem Bruno de Carvalho e no lustre da tradicional grife italiana Vistosi, que ilumina a mesa de bilhar e reforça sua centralidade no projeto. Foco também nas peças desenhadas pelo próprio Revollo especialmente para este projeto: as mesas de centro do lounge junto à lareira, em mármore travertino silver e a mesa de jantar em madeira laqueada preta e metal polido.

Por fim, chamo atenção para a curadoria incrível das obras de arte que buscou complementar o décor com toques de cor e irreverência, afinal trata-se de um cliente jovem! Além de fotografias e esculturas com linguagem elegante, ressalta-se a tela em tons levemente rosados de Sergio Lucena, que assumiu o ponto de cor mais forte no projeto, assim como a obra de José Bechara posicionada sobre a mesa bar. Uma seleção que enriqueceu os ambientes, sem ofuscar a personalidade única do projeto - esta última, a personalidade - uma marca registrada do Escritório Diego Revollo.

VEJA TAMBÉM DE DIEGO REVOLLO: UM LOFT MASCULINO

Fotos: Fran Parente

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM