• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
02 aug

Mini loft: alma brasileira em 17m²

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Qual ambiente da sua casa tem 17m²? Um quarto, uma sala? Pois essa metragem reduzida não foi empecilho para que o escritório Pílula Arquitetura transformasse esse espaço num mini loft para ser o pouso de fim de semana e férias de um casal carioca que atualmente mora em São Paulo.

Os proprietários, ele, músico e ela, advogada, queriam estar mais perto da família e dos amigos nos momentos de lazer e por isso encomendaram à Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, da Pílula Arquitetura, a transformação do pequeno apartamento térreo no Leblon num mini um loft contemporâneo, cheio de personalidade e funcional. "Os clientes nos deram carta branca e toparam todas as ideias que propusemos", conta Richard.

O projeto levou cinco meses entre ser elaborado e ficar pronto e incluiu a reforma total do apartamento compacto. A decoração, totalmente nova, teve sua paleta de cores baseada nos tons da bancada de granilite da cozinha, uma estratégia que eu achei genial, pois conferiu unidade ao projeto. No mais, a brincadeira com texturas, pontos de cores terrosas e artesanato brasileiro (de curadoria impecável!) conferiram ao espaço uma atmosfera "Bachianas Brasileiras nº 2" (de Villa Lobos) e imprimiram mais aconchego e personalidade ao décor.

REFORMA TOTAL E CLARABOIA

Além da bancada de granilite colorido na cozinha, em sua versão, digamos assim, "estampa máxi" (uma edição contemporânea do material), a cuba pink no banheiro também merece aplausos. Assim como a claraboia trapezoidal acima da cama, inspirada nas claraboias novaiorquinas, que foi criada pelos arquitetos como uma solução para contornar a pouca iluminação. "O loft era pouco iluminado, com uma única janela. Sentimos uma grande necessidade de criar algum recurso que trouxesse a luz natural para dentro do ambiente, daí a claraboia", lembra maria Clara.

A planta do pequeno imóvel também foi modificada. Os arquitetos mudaram a entrada do banheiro de lugar, e "roubaram" uma pequena parte desse ambiente, mas por uma boa razão: a criação de um armário embutido bem espaçoso, que é um "must have" em locais pequenos que precisam de armazenamento e organização.

Fotos: Luiza Schereier

VEJA TAMBÉM: 13M² PARA MORAR NO CENTRO DE LONDRES


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM