• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
14 mar

​Mini loft estilo camping chic

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Depois de vender um apartamento grande no Leblon, RJ, e se mudar durante a pandemia para Itaipava, região serrana do estado, bateu saudades. A família carioca então comprou um apê de 30 m² no mesmo bairro que vivia para ter um pouso na cidade maravilhosa quando quisesse descer a serra.

Essa é mais uma das inúmeras histórias que vi nos últimos tempos. Durante a pandemia, um casal com dois filhos pequenos que vivia num amplo apartamento na cidade, motivado pela possibilidade de trabalhar home office, optou por tranquilidade e qualidade de vida mudando-se para uma cidade menor. Mas, como eu disse, bateu saudades... E para resolvê-la adquiriu um imóvel pequeno, mas que cumpre seu propósito!

Novo imóvel adquirido, os proprietários convocaram os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, para fazer o projeto. A demanda? Reforma total! Inclusive decoração. Foram dois meses entre elaboração e aprovação do projeto e mais cinco para execução e finalização do decor. "Eles queriam um apê descolado e estiloso", conta Maria Clara. Segundo os arquitetos, o espaço foi projetado com ares de mini loft para ser um pouso chic da família, com toque lumberjack (lenhador) e referências ao camping através do pinus naval, porém com uma pegada mais urbana, que foram inseridas através de soluções contemporâneas como a serralheria preta.

EM APARTAMENTOS PEQUENOS CADA CENTÍMETRO CONTA

Em apartamentos pequenos, cada centímetro conta. Neste projeto paredes vieram abaixo para modificar o banheiro e a cozinha criando um nicho para embutir a máquina lava-e-seca. Já no quarto, o destaque é a marcenaria estratégica, desenhada pelos profissionais no conceito "caixa" para delimitar visualmente a área de descanso (não existe parede isolando a sala). Nela, a madeira cobre o piso que se transforma em um tablado de dois níveis e reveste a parede do fundo e o teto.

Repare que mesmo com o espaço reduzido, os arquitetos conseguiram encaixar um cabideiro com gavetas flutuantes de um lado e uma bancada com cadeira do outro. Outro ponto que chamo atenção é para o revestimento cerâmico em tom terracota na parede da cozinha, que "conversa" bem com a madeira clara e confere um toque de aconchego.

DECOR NOVA E PALETA NEUTRA

Para a decoração, o escritório também recebeu carta branca. Tudo é novo, exceto os quadros que já eram do acervo dos clientes. A paleta de cores adotada mistura tons neutros com terrosos e toques de preto e cinza conferindo um mood elegante. No mais, palmas também para o mini banheiro charmosíssimo com seu revestimento em grid preto e branco nas paredes que, longe de ficar frio com esse duo de cores, ficou moderno e acolhedor com sua cuba de apoio também em tom terracota. "Nosso maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, reunir, na mesma quina do microapartamento, cozinha, lavanderia e banheiro", avalia Richard. Ou seja; desafios? Existiram, claro. Mas eles foram lindamente contornados.

VEJA OUTRO LOFT DA PÍLULA ARQUITETURA: ALMA BRASILEIRA EM 17 M²

Fotos: Luiza Schreier

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: Pílula Antropofágik Arquitetura.

Tipo de imóvel: Apto compacto.

Área: 30m².

Localização: Leblon, RJ.

Fotos: Luiza Schreier.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM