• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
27 abr

Casa de Concreto Acolhedora

O concreto é cinza, duro e frio. Como pode uma casa de concreto ser acolhedora? Com a ajuda da arquitetura e uso de revestimentos precisos; é o que nos mostra o projeto da Auhaus Architecture feito para uma jovem família.

Esta casa fica em Torquay na Austrália e foi feita para um empresário que trabalha com o concreto - uma das explicações para o uso massivo e elegante do material - sua mulher, artista, uma criança e dois cães.

Abraçar o concreto em sua totalidade, aceitando qualidades e imperfeições, foi o ponto de partida deste projeto que lançou mão da arquitetura, da madeira, inclusive nas esquadrias, e das cores para contrabalançar a crueza do material. O terreno estreito e plano, cercado de grandes volumes, em Torquay Sands em Melbourne na Austrália, demandou uma casa aberta para que a luz natural pudesse entrar em abundância, afinal trata-se de uma região praiana e úmida.

Como a família de moradores é jovem, uma das solicitações naturais foi de que a casa de concreto tivesse a possibilidade de crescer futuramente e flexibilidade no uso de seus espaços. Da rua, o que se vê é uma grande caixa horizontal de concreto encimada em seu lado direito por outra caixa feita com brises de madeira que se estendem até o térreo. É neste espaço que se situa o estúdio da artista; que ganha vida ao entardecer pela luz filtrada.

O layout da casa desenvolveu-se em função do formato do terreno, mais longo e estreito, sendo uma sucessão de espaços cuja entrada se dá por um pequeno pátio e termina, ao fundo, com a cozinha integrada ao living e estes ao pátio interno. Espinha dorsal do projeto, logo após a entrada, a galeria de pé direito duplo e escada para o segundo pavimento se desenvolve ao longo do pátio central que permeia toda a construção levando luz para os ambientes íntimos locados em seu lado oposto.

PARA AQUECER: MADEIRA, TEXTURAS E DOURADO

No interior, sem dúvida a madeira foi a grande aliada não só nas esquadrias como também no teto e painel (cozinha e living) junto ao mobiliário que acompanha o conceito simples e sofisticado da arquitetura com muitas texturas e cores para aquecer visualmente os ambientes. Além do mármore veiado que confere movimento a alguns ambientes, um toque de dourado pode ser visto aqui e ali na decoração e na cozinha que, embora também tenha bancada de concreto e preto nos armários, ganhou torneiras, puxadores e coifa neste tom.

AUHAUS ARCHITECTURE

Liderado por Benjamin Stibbard e Kate Fitzpatrick, o Auhaus é um escritório de Arquitetura e Design em Melbourne, na Austrália. Com vários projetos ao longo da costa do surf de Victoria e nos subúrbios arborizados de Melbourne, a dupla atua desde a concepção até iluminação e marcenaria.

Clique AQUI e veja outra casa de concreto incrível na ilha de San Juan nos EUA feita pelo Olson Kundig, escritório de Seattle.

Fotos: Derek Swalwell

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: Auhaus Architecture

Localização: Torquay, Austrália

Arquitetos Responsáveis: Kate Fitzpatrick, Benjamin Stibbard

Área: 341 m²

Ano: 2015

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM