• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
08 mar

​Casa Terra, onde dentro e fora se misturam

Imagina uma casa onde dentro e fora se misturam, onde a natureza é a protagonista e aonde os proprietários vão para se desconectar. Bem-vindos à Casa Terra, um projeto memorável do escritório Tetro Arquitetura.

O cenário poderia ser de um filme de Wim Wenders, mas não é. A natureza exuberante da mata nativa em área de proteção ambiental, repleta de árvores Aroeira que no inverno perdem suas folhas, no verão mantém suas copas verdes e durante todo o ano filtram o sol em frames oníricos pertence mesmo é à região da Serra do Cipó, à 120 km de Belo Horizonte, Minas Gerais.

E para atender ao jovem casal de proprietários que vive na cidade e queria um refúgio nos finais de semana, bastou uma primeira visita ao lugar para que os arquitetos da Tetro compreendessem a importância de se manter as características naturais e criar uma intensa relação com a mata onde não haveria vizinhos futuros. Assim, desse contato íntimo com a terra, a grama e as árvores, brotou a Casa Terra, num terreno praticamente plano e construída para ser um lugar de desconexão e descanso.

E fiéis ao conceito definido, a lógica de implantação e circulação da casa foi invertida. Se no apartamento em que vive, o casal circula da área social para a área íntima num corredor fechado entre duas paredes, neste projeto não foi assim: a casa recebeu outro tipo de circulação e os dois podem ir de um lugar para outro por um caminho no jardim ou debaixo de uma marquise nos dias chuvosos.

IMPLANTAÇÃO: RAZÃO E SENSIBILDADE

"Sua estratégia para implantação foi criada a partir do questionamento de quais partes do terreno não deveriam ser ocupadas e o que deveria ser mantido, invertendo a lógica de pensar inicialmente no que deveria ser construído" conta os arquitetos. A fim de manter toda a vegetação do terreno, o programa foi distribuído debaixo de uma laje fluida que se desdobra pelos espaços vazios entre as árvores.

A cozinha social, que é o espaço mais importante em uma casa de fim de semana, foi locada, juntamente com a piscina, no centro do terreno. Já a suíte principal está nos fundos para se ter maior privacidade e os dois quartos de hóspedes e a sala na parte frontal do lote. Detalhe: todos esses espaços estão voltados para a vista da mata e buscam intensificar o contato do corpo com os elementos naturais, como por exemplo no banheiro aberto, onde é possível se banhar debaixo da copa das árvores.

Depois de contemplar as fotos desta casa longamente, e sabendo de seu nome, me vem a música de Caetano Veloso à cabeça: "Terra, Terra... Por mais distante, o errante navegante, quem jamais te esqueceria". Por quê? Arrisco dizer porque ambas, a música e a casa, são impactantes e inesquecíveis.


VEJA TAMBÉM DO TETRO: HAIKAI ARQUITETÔNICO

Fotos: Luisa Lage

FICHA TÉCNICA

Nome: Casa Terra

Tipo: Residência Unifamiliar

Área: 287 m²

Escritório: TETRO Arquitetura

Arquitetos responsáveis: Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo

Localização: Reserva Cipó, Santana do Riacho, MG, Brasil

Ano de conclusão da obra: 2021

Colaboradores: Mariana Ventura e Déborah Martins


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM