• casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • loft-de-pegada-industrial-em-londres; loft; pegada-industral; decor-industral; decor; decoração; loft-em-londres
  • decor-monocromático; cor; monocromatico; decor; uma-cor; tom
  • geladeiras-customizadas; geladeira-samsung; geladeira-bespoke; bespoke; geladeiras; geladeiras-personalizadas
  • 30-itens-para-montar-um-aparador-arrasa-quarteirão; aparador; decoração; itens-para-decorar; aparadores; decoração-de-aparadores
04 nov

Kûara Hotel

Projetos

Tenho uma grande admiração por empresas de ramos diversos que crescem e diversificam seus empreendimentos levando para eles a excelência da empresa matriz. Esse é o caso do Kûara Hotel, na paradisíaca Arraial D'Ajuda, na Bahia.

Nascido da vontade de alguns empreendedores mineiros, entre eles os proprietários de uma rede de supermercados classe A e outra de segurança, o Kûara Hotel tem arquitetura pensada para estabelecer sólida simbiose com a riqueza da reserva onde está inserido; no coração da Mata Atlântica que floresce juntamente ao mangue, entre as famosas falésias de Arraial D'Ajuda.

Sua construção vernacular e moderna atende ao requinte e à sofisticação essencial a qualquer refúgio para o lazer e o descanso. Privacidade, intimidade e silêncio foram palavras-chave do programa assinado pelo arquiteto David Guerra.

NATUREZA E ELEGÂNCIA NO BRIEFING

O "briefing" do Kûara pedia um projeto contemporâneo que sublinhasse o privilégio de ser construído numa área preservada. Assim, o diálogo com a natureza se alia aos detalhes de arquitetura e de interiores que resgatam a bossa brasileira para estimular a convivência entre os hóspedes.

Na escolha dos materiais, o foco e a centralidade foram na beleza da madeira maciça em seu estado natural; talhada por marceneiros discípulos do mestre Zanine Caldas. O trabalho é abundante nas superfícies de piso, forro e paredes, assim como em elementos arquitetônicos como venezianas, brises e painéis modulados, com espécies como cumaru, tatajuba, ipê e peroba.

Bambu, fibras naturais, palha, vime, couro, pedras brasileiras, e outros elementos artesanais também fazem parte do projeto em contraponto aos revestimentos Florim importados da Itália, usados nos pisos e banheiros que, apesar de expressarem a produção industrializada de alto padrão, ainda conferem a sensação de estar diante da pedra bruta natural, sem o inconveniente da infiltração de água.

Outros itens fazem parte desse hotel de luxo cercado pela natureza: louças Duravit importadas da Alemanha, enxovais Trussardi e produtos L'Occitane, móveis de design que buscam uma atmosfera de descanso, relaxamento sem se esquecer do design e da identidade brasileira traduzidas em sousplats de coco e pratos em pedra-sabão desenvolvidos por mão de obra local e em trabalhos feitos por artistas como as cabeceiras de cama em tressê de couro, peseiras, almofadas e passadeiras de mesa que representam a brasilidade verde e amarela com bananeiras, umbus, cocos, maracujás e cacaus pintados de maneira contemporânea, modernista e personalizada para o hotel. No Kûara cada detalhe parece ter sido pensado para traduzir o Brasil em todo seu esplendor, beleza e poesia agregados ao aconchego e serviço personalizado de alto luxo.

P.S.: Kûara quer dizer Sol em Tupi-Guarani.

Fotos: Jomar Bragança

kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
Luz e sombras, cheios e vazados, claros e escuros; o contraste é o instrumento para a contraposição estética desse trabalho, trazendo à vista o elemento lúdico que varia ao longo do dia à medida que o sol faz seu percurso. A riqueza do ambiente é não somente visual senão funcional, agregando a este belo intervalo sala de TV e sala de descanso.
kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
O projeto luminotécnico é de Monica Rohlfs (in memoriam) que através de luminárias em LEDS de última geração da Everlight criou um espetáculo de ambiente agradável e aconchegante, trazendo, novamente, o diálogo entre a tecnologia e a natureza.
kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
O paisagismo é assinado por Felipe Fontes num diálogo aberto com toda a flora local.
kûara-hotel; hotel-na-bahia; hotel-de-luxo; hotel-em-arraial; arraial-d-ajuda; david-guerra
Chegando à área de lazer, temos como primeira visada a imponente piscina de 500m² de borda infinita, a qual joga com nossa perspectiva ao colocar-se em frente ao oceano levando à sensação da conexão com o mar.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM