• a-de-arte
  • terra-tile, chuveiro-moxie, chuveiro-moderno, chuveiro-que-toca-musica
  • o-refugio-urbano-de-marina-linhares
  • o-riad-de-roberto-migotto
  • tendencia-marmore-verde
  • lavanderia-pequena
01 jun

Projeto Em Casa Tombada

Projetos

Quem chega ao bar "muy encantador" feito por Nauzet Rodríguez Ruiz em Yucatan no México não imagina que o projeto acolhedor e de ar casual é fruto de minucioso estudo que envolveu a casa tombada.

Qualquer arquiteto que já tenha trabalhado com um imóvel tombado pelo patrimônio histórico sabe o quanto é delicado lidar com esse tipo de projeto que envolve pesquisas e estudos das características do imóvel onde volumetria, cores, materiais e elementos arquitetônicos devem ser respeitados, preservados e restaurados dentro da legislação específica de tombamento de cada lugar. E foi esse processo que aconteceu com este bar aprazível.

A casa, um monumento histórico tombado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México, passou por uma reformulação completa para abrigar o bar que tem atraído olhares no mundo todo com projeto absolutamente fiel à construção original.

Para isso, a sacada da fachada modificada há muitos anos foi restaurada, assim como as portas já existentes. Dois tetos foram reconstruídos e os andares originais restaurados e reforçados por pilares ocultos. As paredes internas ganharam acabamentos similares aos originais.

O projeto de Nauzet Rodríguez preservou a modulação da casa, longilínea, em forma de fita, pela qual os ambientes do bar (outrora quartos) se desenvolvem. Na área externa, as paredes meio descascadas, cheias de limo e com o reboco original foram mantidas em respeito à passagem do tempo.

Para banheiros, estoque e escritório, construídos à parte no quintal, o arquiteto teve o desafio acrescentar elementos contemporâneos que conversassem com o edifício antigo. Optou por uma austera construção em concreto que se mimetiza ao ambiente.

Para a decoração, também assinada por ele, escolheu a estética industrial rústica com instalações à vista, ferro e madeira.

Fotos: Juan Sánchez Cano

FICHA TÉCNICA

Tipologia: Comercial

Local: Merida, Yucatan, México

Arquitetura e Interior: Nauzet Rodríguez

Área: 196 m²

Ano de Conclusão: 2016

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM