• prima-linea; prima-linea-decorações
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • urban-arts; urban-arts-ponteio; galeira-de-arte; quadros; quadros-decorativos
  • apartamento-clássico; decoração-clássica; cores-neutras; muxarabi; área-privativa; decoração-afetiva; decoração-atemporal
09 jul

Um Convite À Natureza

Difícil escrever sobre os projetos residenciais do Lanza Arquitetura sem cair no lugar comum: são geralmente mansões modernas, sempre elegantes, que nos surpreendem a todo momento pelos tantos detalhes fluidos e bem cuidados, graças à experiência de mais de 40 anos de estrada do escritório.

Assim também é a casa imponente aqui apresentada, localizada no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, MG. Um projeto com a marca Lanza, mas que ainda soube aproveitar muito bem daquilo que temos de melhor: as vistas privilegiadas das montanhas e vales de Minas, adentrando todos os espaços internos, sem pedir licença.

A planta se desenvolve num pavimento único, de uma forma aparentemente simples, na qual linhas retangulares e quadradas formam um conjunto que se estende nas fachadas, também em linhas retas. Mas é justamente aí que reside a força do projeto, quando consegue integrar espaços e priorizar a natureza. O ponto de partida, com certeza, é um pátio central, com piscina e spa, e dele se pode visualizar toda a casa. Circundando esse espaço, nascem as áreas de estar, o gazebo e as galerias dos quartos.

BELEZA NATURAL ENQUADRADA

Apesar da imponência e da majestade das grandes estruturas das fachadas desta mansão, que parecem emoldurar os vastos quadros de montanhas e suas curvas, tudo ali parece íntimo e aconchegante, como se fosse uma ampla e gostosa casa de praia que a gente já passou férias, onde a natureza fala mais alto, onde todos os espaços estão à vista, onde tudo é para ser usado, sem cerimônia, de preferência com os pés descalços. Luz e muito verde fazem questão de passear por todos os lugares, na medida certa. Assistir descompromissadamente ao pôr do sol é certamente um dos melhores programas. Prova disso é que a concepção da fachada principal privilegiou o pátio interno e sua melhor vista e deslocou a entrada social para o fundo da casa.

A casa do Vale dos Cristais do escritório Lanza Arquitetura prova mais uma vez que nem sempre soluções mirabolantes ou inusitadas criam um projeto residencial inesperado. Muitas vezes, são os traços mais singelos que conseguem captar e traduzir o que a vida nos oferece de graça: a natureza e o afeto das relações familiares. Depois, é na medida de cada um. Um pouco de capricho ali, um gosto nos detalhes lá, uma cor diferente no alto e então a planta vira a sua casa.

VEJA TAMBÉM: ARQUITETURA E DECOR AFINADOS

Fotos: Jomar Bragança

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: Lanza Arquitetos
Luiz A. Lanza - Arquiteto
Arq. Colaborador: Mirian Barbosa

Construtora: Privilége

Decoração de Interiores: Daniel Pereira Tavares

Escultura: César Lins

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM