• templuz
  • projeto-em-casa-tombada
  • troncos-na-decoracao
  • piso-terracota
  • decoracao-de-apartamento-no-rio
07 may

5 Maneiras de Aproveitar o Estilo Hygge no Brasil

Podcasts

DÊ PLAY: Você sabe o que é estilo hygge na decoração? A palavra hygge que você tem ouvido e visto por aí não tem tradução exata pra nós, mas representa não só um estilo décor, mas um estilo de vida que começou na Dinamarca no século 19 e estendeu-se mundo afora. Saiba por que e como aplicá-lo no Brasil.

Você pode estar se perguntando o porquê de um estilo tão antigo ter ganhado força só agora por aqui. Eu te explico. É que no ano passado a Finlândia, seguida pela Noruega e Dinamarca foram consideradas pela ONU - Organização das Nações Unidas - os países mais felizes do mundo. O Brasil ficou em 22º lugar. :(

Mas traduzindo para a pauta décor, quando o assunto é morar, os escandinavos são bem mais simples do que nós e geralmente suas casas privilegiam o conforto. Muito disso se explica porque durante o inverno rigoroso o sol aparece apenas quatro horas por dia e as temperaturas baixas fazem as pessoas passarem mais tempo dentro de casa; o que não acontece no Brasil.

O ESTILO HYGGE NA DINAMARCA

A tendência hygge na sua origem pode ser vista em pequenos detalhes que tornam a decoração algo pessoal e intimista. Aparece naquele toque único que você dá aos ambientes e naquelas peças que carregam história e que você nem sempre comprou em lojas. Pode estar, por exemplo, num jeito só seu de arrumar as flores. Agora algumas coisas são pontuais nesse estilo: a luminosidade natural, os tons suaves, o tom cobre e o uso de materiais quentes, como a madeira e a lã.

O ESTILO HYGGE NO BRASIL

No Brasil seria inconcebível trazermos para nossos interiores materiais tão pesados e quentes quanto os da Dinamarca onde a temperatura no inverno gira em torno de 0º C e no verão não ultrapassa os 16º C, mas podemos fazer algumas adaptações ao estilo para abrasileirá-lo sem perder a sua essência. Assim seguem as cinco dicas para aplicar o estilo hygge no seu dia a dia:

1- VALOR AFETIVO

Uma casa hygge é antes de tudo uma casa com alma. Assim use na decoração peças de valores afetivos que contem um pouco da sua história ou tragam boas lembranças quando contempladas. Podem ser, por exemplo, fotos de família emolduradas na parede, porta-retratos na estante ou mesinha lateral na sala, ímãs de geladeira ou outro souvenir que você adquiriu em viagens, a poltrona que você herdou, os livros que te acompanham.

2- DEIXE A LUZ ENTRAR

A falta de sol não é um problema para nós como para os escandinavos e tirar partido dessa abundância é fundamental. Se estiver construindo e se for possível aposte em ambientes integrados, faça grandes janelas, pés direito mais altos e aproveite as visadas. Se tiver que barrar a luz escolha cortinas leves e fluidas ou rolos que deixam entrever a paisagem.

3- VELAS E FLORES

A maioria das casas brasileiras não tem lareira, mas pode ter velas. Velas ornamentais e aromáticas e que, junto com bowls de folhas secas perfumadas, podem ser espalhadas pela casa, assim como as flores que também são bem vindas em todos os estilos. As velas podem entrar também num jantar especial; romântico, em família ou entre amigos.

4- MATERIAIS NATURAIS

Para substituir a lã e as peles que marcam esse estilo conferindo aconchego podemos lançar mão das fibras naturais, madeira e pedras. Valorizar a sustentabilidade, o artesanato e o fazer manual. Cortinas, cobre-leitos e almofadas em linho e algodão, cestos de vime, tábuas de madeira, mantas de crochê e adornos de pedra sabão são alguns exemplos.

5- PEÇAS DE DESIGN

O Design faz parte do DNA escandinavo e algumas das peças nórdicas assinadas por Alvar Aalto, Arne Jacobsen, Eero Saarinen e Verner Panton são objetos de desejo décor. No Brasil podemos investir em peças e mobiliário de nomes clássicos do design brasileiro que causaremos o mesmo efeito!

Este podcast foi ao ar no dia 10 de outubro de 2017

FICHA TÉCNICA

O Programa Decor e Arte vai ao ar diariamente pela Rádio Alvorada, 94,9 FM nos seguintes horários:

Segunda à sexta: 12h30min e 21h30min

Sábado: 8h30min e 13h:30min

Domingo: 8h30min

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM