• 5-itens-decor-para-comecar
  • 9-dicas-para-uma-cozinha-perfeita
  • como-aliviar-o-stress-de-maneira-rapida
  • boa-vista-sion; móveis-planejados; móveis-para-casa
  • casa-e-tintas
11 jul

9 Dicas Para Uma Cozinha Perfeita

Podcasts

DÊ PLAY: Que a cozinha é um dos melhores lugares para se ficar, ninguém duvida, aqui em Minas então nem se fala. Mas apesar desse caráter acolhedor, meio coração de mãe, esse ambiente requer alguns cuidados ao ser planejado e por isso nos próximos dias eu vou te dar algumas dicas para que você faça uma cozinha BBF: bacana, bonita e funcional.

Dica um: estude o espaço disponível e como ele será usado no dia a dia. Isso é importante, porque não adianta você querer coisas mirabolantes se o espaço é reduzido; o que também não quer dizer que se o espaço for pequeno ele não terá seu charme. Como eu disse, tudo começa com estudo e planejamento. Pense na quantidade de pessoas e como elas irão usá-la: vai fazer almoço todos os dias? Jantar? Vai usar só nos finais de semana? Gosta de receber? Todas essas questões devem ser as primeiras a serem levantadas.

Dica dois: identifique os fluxos para posicionar as áreas de trabalho. Na cozinha existem cinco zonas: zona de armazenamento para geladeira, freezer e armários; zona de limpeza; zona de preparo; zona de cocção e a zona de servir. A partir daí nasceu o famoso triângulo que evita circulações cruzadas. Esse triângulo não precisa ser equilátero, lembra da Matemática? Ele pode ser isóscele ou escaleno. Existe ainda a cozinha em linha, não é a ideal, mas é muito usada, com tudo do mesmo lado.

Dica três: escolha o piso e a bancada pensando em três coisas: calor, limpeza e umidade. Até hoje o granito tem sido a melhor das opções.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM: 5 DICAS PARA FAZER SUA COZINHA RETRÔ ACOLHEDORA

Dica quatro vai para as paredes: ao escolher o revestimento das paredes tenha foco na eficiência e na durabilidade. As paredes da cozinha devem ser de fácil limpeza e não absorvam a água. Azulejos, ladrilhos, pastilhas, porcelanatos e granitos são os mais indicados. Fuja dos tijolinhos, que são bonitinhos mas ordinários nesse ambiente.

Dica cinco: defina a bancada. Esse elemento deve ser feito de um material liso, sem fendas ou rachaduras e que possa ser lavado e desinfetado constantemente. As melhores bancadas são de aço inox, granitos e outras pedras e materiais resinados como o corian. E como hoje é o dia dos namorados fica a dica de que tá valendo um jantar romântico na sua cozinha, porque não?

Dica seis: são as cubas. Lá em casa eu tenho uma cubona e uma torneira que vira para os dois lados, mas há quem prefira duas cubas. Cubas de aço inox são as mais indicadas e podem ter acabamento fosco, que é mais caro, ou brilhante.

Dica sete: torneiras. Esse elemento é um universo à parte e eu poderia falar dias sobre ele. As torneiras se tornaram um item de estilo e existem as chamadas torneiras gourmet, que reúnem eficiência e design e valores nas alturas, mas por vamos ficar com as questões práticas. Dê preferência às torneiras de bica alta para não ficar esbarrando quando for lavar uma panela maior. Outra coisa a definir é se sua torneira será com misturador ou monocomando. Grosso modo, a primeira tem água quente e água fria e a segunda, apenas água fria.

Dica oito: escolha da coifa ou depurador, porque cheiro de bife no cabelo ninguém merece. A coifa é mais completa e precisa de mais infraestrutura. Reza a lenda que ela elimina a fumaça e o cheiro. Já o depurador tem função exclusiva de absorver a gordura nossa de cada dia.

Dica nove: por último, mas não menos importante, a iluminação! Muita gente gosta de luz branca, acha que ilumina mais, eu prefiro a luz neutra. A cozinha deve ser bem iluminada com pontos focais nos locais de trabalho. A cor e a temperatura das lâmpadas não devem alterar os alimentos. Vale também criar efeitos cênicos com fitas de LED nos armários e bancadas. Agora presta atenção: fuja da tentação dos pendentes! Eles são lindos, mas você terá dor de cabeça se eles estiverem próximos ao seu fogão!

Estes podcasts foram ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM nos dias 10, 11, 12,13 e 14/06/19.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM