• casa-e-tinta
  • amplio-moveis
  • integrada-a-paisagem
  • o-apartamento-galeria-de-fernanda-marques
02 jul

A Diferença Entre Récamier E Chaise Longue

Podcasts

DÊ PLAY: Mesmo que você trabalhe com decoração é provável que confunda duas peças muito usadas em salas, quartos e escritórios. Elas são o récamier e a chaise, ou chaise longue, que são parecidas, mas existem pequenas diferenças que eu te mostro agora.

Tanto récamier quanto chaise, ou chaise longue, são palavras francesas e uma quer dizer divã e a outra poltrona mais longa. As duas foram feitas para o descanso. Muito usadas na Europa antigamente, principalmente o récamier nas cortes, esse móvel veio para o Brasil Colônia e aqui ganhou sua versão tupiniquim.

Hoje essas duas peças retornaram à decoração, claro que repaginadas. Nem tão austeras como as cópias do início do século 19, nem tão opulentas quanto às do Palácio de Versalhes.

VIVEZ LA DIFFÉRENCE

Mas vamos às sutis diferenças. O récamier tem braços curvos que servem como cabeceiras e quase sempre é estofado com tecidos luxuosos como o veludo. É um clássico da decoração francesa que hoje serve mais pra causar impacto do que pra descansar, principalmente se você colocar um tom de personalidade no tecido do estofado.

A chaise longue é uma poltrona confortável com pufe ou estendida. As chaises mais famosas são a LC4 de Le Corbusier , Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, criada em 1928 e hoje parte do acervo do MoMA em Nova York, e a Eames Lounge Chair e a Otomana, de Charles e Ray Eames, de 1956.

Atualmente vários sofás já incorporaram a chaise em seus modelos e realmente essa solução é bem interessante e você aproveita melhor o sofá, mas só fica bem se você tiver espaço para isso.

Eu sou Janina Ester para o Décor e Arte.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada, 94.9 FM no dia 21/05/2018

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM