• boa-vista-sion; móveis-planejados; móveis-para-casa
  • amplio-moveis
  • casa-e-tintas
  • templuz
  • Neo-mint; cores-na-decoração; cores
20 dez

​A História Das Guirlandas

Podcasts

DÊ PLAY: Sou muito curiosa e adoro saber a história por trás de determinadas coisas (e atitudes) que usamos (e reproduzimos): como surgiram? De onde vieram? E hoje eu te conto a história das guirlandas, um enfeite comum que usamos no Natal.

As guirlandas, esses enfeites que geralmente moram no fundo do armário e que saem para dar uma voltinha em dezembro na maioria das vezes pendurada nas portas da frente de casa, na verdade são milenares e surgiram muito antes do cristianismo.

Reza a lenda que elas apareceram pela primeira vez no Hemisfério Norte junto com a superstição de que heras, pinheiros e outras plantas afugentavam a má sorte e ofereciam proteção contra bruxas e demônios do inverno rigoroso. Mas na Roma antiga também elas eram usadas.

Feitas flores, sementes, frutas, fitas, galhos e ramos entrelaçados, as guirlandas eram penduradas nas casas como um símbolo de fartura e para dar boas vindas aos visitantes.

Seu formato circular significa perfeição e harmonia e seus materiais, abundância e sucesso. Há quem diga que seus ramos verdes trazem felicidade e esperança, lembrando que a vida é um ciclo de nascimento e morte. Até hoje, em vários lugares do mundo, a guirlanda fica exposta o ano todo. Vamos de guirlanda?

Eu sou Janina Ester para o Décor e Arte e este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM no dia 12/12/18

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM