• casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • loft-de-pegada-industrial-em-londres; loft; pegada-industral; decor-industral; decor; decoração; loft-em-londres
  • decor-monocromático; cor; monocromatico; decor; uma-cor; tom
  • geladeiras-customizadas; geladeira-samsung; geladeira-bespoke; bespoke; geladeiras; geladeiras-personalizadas
  • 30-itens-para-montar-um-aparador-arrasa-quarteirão; aparador; decoração; itens-para-decorar; aparadores; decoração-de-aparadores
09 out

Decor Monocromático

Podcasts

DÊ PLAY: Quem me acompanha aqui, no Instagram e na revista Viver Brasil onde escrevo sabe que eu gosto de ambientes coloridos. Então eu vou falar agora da decoração monocromática, que requer alguns cuidados.

O primeiro deles é entender que monocromático quer dizer uma cor só, mas não um tom só. Você pode usar uma única cor como base combinada com várias nuances dela; e é aí o pulo do gato para não cair na monotonia. Outro cuidado é com o mix de texturas que quanto mais variado mais interessante será o ambiente, e por fim, a combinação da cor predominante com outras cores mais neutras.

CINCO CORES INCRÍVEIS PARA UM DECOR MONOCROMÁTICO

Mas quais são as cores que mais arrasam numa decoração monocromática? Eu começo pelo atemporal e elegante branco. Muita gente acha que ambientes brancos são necessariamente minimalistas. Nem sempre. O branco pode ser base nas paredes, móveis, cortinas e tapetes, mas os detalhes decorativos podem ser coloridos.

Se quiser arrojo e ousadia use cores vibrantes, aí seu espaço ficará com a mesma pegada de uma galeria de Pop Art, se quiser suavidade combine o branco com cores neutras, dourado e rosa gold. O branco tem ainda a vantagem de fazer parecer que os ambientes são maiores.

A segunda cor que funciona no decor monocromático, e eu diria que atualmente é a mais usada, é o cinza. Misturado com branco, preto, e com seus tons mais claros e os mais fechados, o cinza fica extremamente contemporâneo. Gosto muito também de cinza com madeira. Por ser neutra, a cor cinza aceita e valoriza todas as outras cores.

A terceira cor que deixa o ambiente incrível é o azul escuro. O azul como base deixa o espaço acolhedor. A quarta cor é o verde que para funcionar também deve ser usada no tom mais fechado, tipo musgo. Tanto o azul escuro quanto o verde, assim como o preto, fazem o ambiente parecer menor, mas se o objetivo for aconchego essas cores funcionam demais principalmente junto com um mix de texturas. Lembre-se só de acrescentar tons mais claros dessas cores, pontos de luz, espelhos e objetos metalizados na decoração.

E chegamos à quinta cor para um decor monocromático perfeito: o rosa! O rosa usado como base, no tom nude ou millennial, anda em alta e tem muito a ver com o design escandinavo. Vai bem com cinza, branco, preto e rosé gold.

Esses podcasts foram ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM nos dias 22, 23 e 24/10 de 2019

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM