• casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • loft-de-pegada-industrial-em-londres; loft; pegada-industral; decor-industral; decor; decoração; loft-em-londres
  • decor-monocromático; cor; monocromatico; decor; uma-cor; tom
  • geladeiras-customizadas; geladeira-samsung; geladeira-bespoke; bespoke; geladeiras; geladeiras-personalizadas
  • 30-itens-para-montar-um-aparador-arrasa-quarteirão; aparador; decoração; itens-para-decorar; aparadores; decoração-de-aparadores
26 abr

Décor Para 3ª Idade

Podcasts
decor-para-3-idade; decoração-para-idosos; decoração; idosos; decor; casa
Os móveis para a 3ª idade devem ter quinas arredondadas para não machucar.

Com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais teremos gente idosa querendo morar bem. Você já parou pra pensar que redecorar a casa depois dos 60 anos pode terapêutico?

Um ótimo recomeço de uma nova fase seja ela aposentadoria, saída dos filhos ou até uma viuvez. Decorar a casa é uma forma de se 'reinventar' na terceira idade e sendo assim, o mercado começa a focar nesse nicho em expansão. Um projeto de decoração pra essa turma não tem que ser careta ou saudosista, ao contrário, um lar depois dos 60 anos deve priorizar o conforto e as memórias sim, mas sem dispensar o visual contemporâneo; afinal os 60 são os novos 40, né gente?

10 PONTOS PARA SE FICAR ATENTO EM UM DÉCOR PARA 3ª IDADE

Decoração: com a chegada da idade as pessoas tendem a acumular coisas e se apegar a elas, por isso um decór sem excessos é imprescindível. As passagens devem ser mantidas livres e nada de quinas. Os móveis devem ter bordas arredondadas e serem firmes já que tudo vira apoio.

Nessa hora, os objetos afetivos são importantes e devem ser valorizados na ambientação. Outro ponto importante é a iluminação. Percebo que muitas pessoas pensam que a luz branca ilumina melhor e como a visão vai ficando mais turva com a idade, pessoas mais velhas quase sempre optam por ela, o que é um engano. O que garantirá uma boa iluminação será o pacote de luz usado. Opte pela luz neutra que é muito mais agradável. Lembrando que a iluminação na casa de uma pessoa idosa deve ser uniforme, sem pontos de sombra, e reforçada nas áreas de trabalho como bancadas da cozinha e no banheiro. Abajures na sala, no quarto e no cantinho de leitura sempre conferem uma atmosfera acolhedora e são bem vindos.

Os ambientes precisam ter circulações amplas para o caso da necessidade do uso de uma cadeira de rodas. Para isso consulte o tamanho padrão de portas e corredores. Banheiros e cozinhas devem receber atenção especial; e nesses ambientes somente pisos antiderrapantes e barras de apoio. Tapetes e carpetes devem ser evitados.

No caso de a casa ou apartamento ter escadas, um corrimão é fundamental e um piso fosco é sempre melhor para evitar ilusões de ótica. E por fim, os armários. Com a chegada da idade nossa amplitude de movimentos diminui, por isso, reorganizar os armários para que tudo fique ao alcance da pessoa é uma boa, assim como etiquetas nas gavetas e iluminação interna.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada, 94.9 FM nos dias 15, 16, 17 e 18/01 de 2019


decor-para-3-idade; decoração-para-idosos; decoração; idosos; decor; casa
Além da luz geral que não precisa ser uma luz fria, você pode pontuar os ambientes luzes pontuais para auxiliar quem tem a vista cansada.
decor-para-3-idade; decoração-para-idosos; decoração; idosos; decor; casa
As barras de apoio conferem segurança e auxiliam nas áreas de circulação .
decor-para-3-idade; decoração-para-idosos; decoração; idosos; decor; casa
Está provado que o banheiro é um dos principais lugares da casa onde acontecem os acidentes na 3ª idade, assim barras de apoio são fundamentais.
decor-para-3-idade; decoração-para-idosos; decoração; idosos; decor; casa
Luz natural, quanto mais abundante melhor num ambiente voltado para a 3ª idade.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM