• casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • loft-de-pegada-industrial-em-londres; loft; pegada-industral; decor-industral; decor; decoração; loft-em-londres
  • decor-monocromático; cor; monocromatico; decor; uma-cor; tom
  • geladeiras-customizadas; geladeira-samsung; geladeira-bespoke; bespoke; geladeiras; geladeiras-personalizadas
  • 30-itens-para-montar-um-aparador-arrasa-quarteirão; aparador; decoração; itens-para-decorar; aparadores; decoração-de-aparadores
14 mar

​Ferro Na Decoração

Interiores | Podcasts

DÊ PLAY: Não sei se você já reparou nas grades de ferro antigas da cidade; estou falando de Belo Horizonte. As que restaram claro, por que infelizmente temos essa "cultura" de sair destruindo, apagando a história e querendo substituir tudo.

As grades de ferro de Beagá são lindas, super trabalhadas. Quem aí já visitou o Palácio da Liberdade e reparou na escadaria de ferro no hall de entrada? Ela foi fundida da Alemanha em estilo Art Nouveau e parece uma renda. Mas não é preciso ter origem nobre para ser bela, passeando pelas ruas, principalmente de bairros mais tradicionais, você ainda vê resquícios do trabalho em ferro em várias casas mais antigas.

Mas isso não acontece só em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo Também. Em São Paulo mesmo, por exemplo, tem um escritório de arquitetura, o Estúdio Penha , que é mestre em resgatar essas grades e usar em seus projetos. Aliás esse estúdio merece um post à parte pois seu trabalho é realmente diferenciado, depois eu falo dele por aqui. Adoro!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE: ESPELHO NA DECORAÇÃO

5 DICAS PARA USAR O FERRO NA DECORAÇÃO

Mas, então, se o ferro andou meio "caidaço" na arquitetura, ele agora retornou e se você tiver criatividade e gostar desse material pode usá-lo na decoração e eu vou te dar cinco dicas para isso. Você pode até mandar fazer sua peça num serralheiro, mas o ideal é garimpar em ferro-velho para conseguir uma peça com história, tratá-la e pintá-la da cor que quiser.

#dicaum: uma peça de ferro pode ser usada da forma tradicional; em portas, janelas e corrimão.

#dicadois: o ferro também pode ser a parte linda de armários, estantes, pés de mesa, de bancos e de cadeiras.

#dicatrês: use grades de ferro como divisórias de ambientes, tipo biombos, cabeceiras de cama ou cabideiro.

#dicaquatro: como peças de arte; esculturas ou penduradas na parede.

#dicacinco: imprima estilo ao espaço: o ferro quando usado de forma reta traz um ar moderno e industrial (que está super em alta), e quando usado cheio de curvas traz um ar nostálgico e romântico. Quer se inspirar? Veja as fotos que garimpei no Pinterest.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM no dia 12 / 07 / 18

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM