• banner-ferias
  • amplio-moveis
  • templuz
  • casa-e-tintas
11 dez

Tendências Que Vão e Voltam: Piero Fornasetti

Podcasts

DÊ PLAY: Este ano eu tive a oportunidade de ir a algumas mostras de decoração, Casa Cor SP, Casa Cor RJ e Casa Cor MG, Modernos Eternos etc e confirmei uma opinião que sempre tive: existem algumas peças na decoração que vão e voltam; ressurgem de repente quando menos se espera.

E os pratos de Piero Fornasetti é um exemplo disso. Há uns 10 anos, esses pratos invadiram o décor. Estavam em todas as mostras, lojas e revistas e depois sumiram. Pois esse ano Fornasstti voltou.

PRATOS NA PAREDE

Piero Fornasetti foi um dos maiores criativos italianos do século 20. Foi pintor, escultor e decorador, que morreu há 30 anos, mas deixou um legado de mais de 11 mil peças que agora ressurgem repaginadas por seu filho Barnaba Fornasseti que resgatou a obra do pai imprimindo-a em móveis contemporâneos.

E aí está a grande sacada do "ressurgimento", né? Dar uma linguagem contemporânea a um conceito clássico tornando-o atemporal. Se algumas empresas atentassem para isso talvez não acabassem...

Mas voltano à Fornasetti, grande parte desse legado traz a pintura da cantora lírica Lina Cavalieri que Fornasetti descobriu numa revista do século 19 e que se tornou sua obsessão. Mas obsessão mesmo: o artista a reproduziu a moça em mais de 500 variações, inclusive na sua famosa coleção de pratos "Tema e Variazioni" com 350 peças. Tenho certeza de que você já viu algum, quer ver?

Eu sou Janina Ester, do site e do Instagram You Can Find, para o Décor e Arte.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada, 94.9 FM, dia 18/09/18

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM