• amplio-moveis
  • templuz
  • casa-e-tintas
  • casa-cor, casa-cor-miami, decoração, ambientes
11 aug

Clássicos do Design Brasileiro: Lina Bo Bardi

Garimpo | Atemporal

Para quem é da área ou minimamente ligado ao assunto Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, dispensa apresentação. Arquiteta, designer, cenógrafa, editora e ilustradora, essa italiana naturalizada brasileira cunhou seu traço arquitetônico no Brasil e deixou alguns móveis memoráveis.

Lina nasceu na Itália em 1914. Formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma em 1940 e trabalhou em Milão com o arquiteto Gió Ponti . Em 1946, após o fim da guerra, casou-se com o crítico e historiador da arte Pietro Maria Bardi e veio com ele para o Brasil, onde fixou residência. Dizia que nosso país era "sua pátria de escolha". Aqui fez projetos arrojados e vanguardistas como a Casa do Vidro, 1951, o Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1957, e o Sesc Pompéia,1973.

Em 1948 fundou o Studio d'Arte Palma para desenhar o mobiliário para seus projetos e produzi-los em série. Para a sua Casa de Vidro, por exemplo, fez dos móveis à maçaneta. Já para o Masp, Lina fez a Cadeira Mas 7 de Abril , dobrável, de madeira e couro, para o auditório, peça que foi considerada "a primeira cadeira moderna do Brasil". Entre 1959 e 1964, viveu em Salvador, onde restaurou o Solar do Unhão. Trabalhou até o final da vida (1992) e deixou um legado que até hoje serve de referência para as novas gerações.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM