• casa-cor; casa-cor-mg; minas-gerais; belo-horizonte
  • casa-e-tintas
  • instituto-do-mundo-arabe
  • museu-nacional-do-catar
09 may

As Tintas e Seus Mistérios

Interiores | Garimpo

Você já discutiu com seu pintor? Eu já, algumas vezes, e confesso que nunca foi uma experiência legal porque eu quase sempre perdi, rsrs.

Como a maioria das pessoas leigas, achava que pintar uma parede fosse apenas uma questão de estilo; a cor que mais me agradava. E foi em situações como essa que me vi batendo o pé teimando em usar determinada tinta para a qual ela não era indicada e o resultado você já pode até imaginar né? Me dei mal.

A verdade é que as tintas têm seus mistérios, ou melhor, especificidades e antes de teimar, bater o pé ou - o que para mim é o pior - ficar na mão de outra pessoa, mesmo que seja o seu pintor de confiança, o melhor é buscar informação. Falar que quem sabe nunca erra é bobagem, mas pesquisar, estudar e se atualizar sempre minimiza a possibilidade de erro. E eu tenho feito isso sempre nos eventos constantes da Casa e Tinta. Sim, ela é minha parceira por aqui, mas este não é um momento "jabá"* simplesmente e sim a minha admiração profunda por uma empresa que mesmo sendo uma das mais antigas e a mais tradicional de Minas Gerais está sempre se renovando e investindo na orientação de seus clientes, seja no corpo a corpo nas suas 30 lojas, seja em palestras e workshops que promove. (Para ficar sabendo acompanhe o Instagram deles, @casaetinta.)

Por isso fiz um resumo tipo básico do básico desse universo chamado "tintas" por onde você pode começar antes de pintar ou mandar pintar suas paredes. Imagina você poder discutir com seu pintor de igual para igual...rsrs

ACABAMENTO

Defina o acabamento da sua pintura. Na maioria das vezes você ficará entre fosco, acetinado e semi-brilho. Entenda que as tintas foscas disfarçam melhor as imperfeições da parede, em contrapartida, por serem mais porosas, são mais difíceis de lavar. Assim são mais indicadas para tetos.

As tintas de acabamento semi-brilho destacam os defeitos da superfície, mas possuem limpeza mais fácil. É indicada para janelas, portas e superfícies de acabamento impecável.

Já a tinta acrílica acetinada é a mais indicada para a pintura de paredes internas residenciais. Ela é um meio termo entre o acabamento fosco e o semi-brilho.

ESCOLHA A TINTA

Existe uma infinidade de tintas; tintas para as áreas internas, tintas para as áreas externas, tintas para madeiras e por aí vai. Por isso escolhi apenas dois tipos para te falar. Acho que já é um bom começo.

CORAL SUPER LAVÁVEL ACRÍLICA: gosto muito dessa tinta porque tenho quatro filhas que um dia foram pequenas, rsrs. Sério, gente, essa tinta já me salvou! Como seu nome sugere, ela é indicada para ambientes internos suscetíveis à sujeira. Seu alto desempenho tem tecnologia Ultra Resist que a deixa duas vezes mais resistente à limpeza que as tintas premium foscas. Seu acabamento Eggshell tem um nível de brilho próximo ao acabamento fosco que ajuda a disfarçar as imperfeições da parede.

Ela não tem cheiro, o que é uma benção na hora de aplicar, e ainda repele líquidos e facilita a limpeza de manchas de chocolate, ketchup, café, refri, suco, lápis, caneta e batom; ou seja, tudo que criança gosta.

NOVA LINHA DECORA DA CORAL: amei de paixão essa linha e se eu conseguir vou colocar o vídeo dela aqui para você ver. Essa tinta premium tem cores mais vivas e muita personalidade. Foi inspirada no luxo dos tecidos exclusivos, na beleza das pedras naturais, em materiais rústicos e modernos. Tem as versões matte, seda e diamante e três acabamentos perfeitos: fosco, acetinado e semi-brilho. Possui ainda uma linha de efeitos especiais: Velvet / Nuage com micro pérolas que recriam uma luz suave e nuances perfeitas nas paredes, Cimento Queimado, de efeito rústico, industrial e moderno e Mármore, que traz a imponência dessa pedra nobre.

Agora que já estamos mais por dentro do mundo das tintas...

MÃOS À OBRA: mas, esse será o assunto para um outro post! ;)

P.S. Se quiser saber mais (muito mais) do que o básico do básico que postei aqui e sair pintando seus horizontes sem medo de ser feliz, procure uma das 30 lojas da Casa e Tinta espalhadas pela cidade.

*JABÁ: na comunicação, jabá ou jabaculê é a mídia paga que todos os comunicadores, como eu, usam; pois assim como você nós também pagamos contas no final do mês. Porém jabá aqui só entra se for legal.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM