• sumisura
  • a-de-arte
  • valorizando-as-prateleiras
  • o-projeto-su-misura-de-gislene-lopes
  • 4-dicas-express-para-o-decor-de-inverno
12 jun

O Mobiliário Surreal de Salvador Dalí

Garimpo

O pintor catalão Salvador Dalí foi redescoberto desde que a série espanhola "La Casa de Papel" tomou de assalto a Netflix, virou cult e ganhou segunda temporada com vistas à terceira. Tudo porque os sequestradores usaram a máscara com a cara do artista pra se disfarçarem.

E Salvador Dalí foi uma escolha emblemática da turma. Ousado e polêmico como a turminha jovem de assaltantes, Dalí é sem dúvida o maior representante do surrealismo com pinturas de tirar o fôlego; cuja algumas obras nem Freud explica.

Mas o que poucos sabem é que Salvador Dalí também se aventurou além dos pincéis como designer de mobiliário e de luminárias. Criou peças inusitadas como "Leda Low Table" e "Leda Chair" que foram até retratadas em uma de suas obras, Femme à La Tetê Rose, de 1935, e que reproduzem braços e pernas femininos com seus pés em pequenos sapatos de salto alto.

Hoje essas peças fazem parte de uma edição limitada denominada de Black Label; ou seja, todo mobiliário na cor preta, materiais refinados e fabricação artesanal.

Tem ainda o sofá em formato de boca. É o "Mae West Lips. O sofá foi criado em 1972 inspirado na atriz e escritora americana Mae West e se tornou um ícone do mobiliário moderno. Tem gosto pra tudo....

Já o Telefone de Lagosta por sua vez, mais uma de suas criações, é surreal e sua história mais ainda. Reza a lenda que em um jantar entre amigos cujo prato principal era a lagosta, um dos convidados se atrapalhou ao tirar a casca do crustáceo e o fez com tanta força que ela acabou voando pelos ares indo aterrissar em cima do telefone inspirando Dali a criar a peça bizarra.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM