• urban-arts; urban-arts-ponteio; dia-dos-namorados; artsy-lovers
  • primeiro-apê; decor-de-primeiro-apê; apê-funcional; apartamento pequeno
  • casa-e-tinta; tintas-em-bh; loja-de-tintas; pintura-de-parede
  • reformulação-completa-no-apê; reforma-de-apê; reforma-de-apartamento; apê-amplo; cadeira rosa
  • apê-de-arquiteto; reforma-de-apê; estilo-boho; jardim-de-inverno; apartamento-de-70m²
  • apartamento-terracota; pé-direito-duplo; painel-de-madeira; design-na-decoração
11 may

Apartamento Terracota, pé-direito duplo e aconchego

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
decoração-com-madeira, hall-revertido-de-madeira; varanda-integrada; cozinha-integrada; decor-com-tons-terrosos
Paineis de Cumaru e luminária oversize de Starck para a Flos.

Após adquirir um apartamento ainda em construção em São Paulo, um jovem casal procurou o escritório do arquiteto Diego Revollo, dando carta-branca para personalização completa do imóvel, que ficou incrível! Quer ver?

A área social, com pé-direito duplo de quase 6 metros, foi o ponto de partida para o projeto de arquitetura de interiores e decoração do apê de 200 m², onde o principal desafio foi trazer aconchego para essa área tão ampla. Com precisão e cuidado na dosagem, a madeira é a protagonista da estrutura e a grande responsável por direcionar todas as demais escolhas. O Cumaru, madeira com bastante personalidade, é o destaque do projeto e já se posiciona logo na entrada do apartamento, no hall social.

HALL REVESTIDO DE MADEIRA

O hall, inteiramente revestido de madeira Cumaru, foge ao padrão tradicional que temos visto desse conceito "caixa" e conta com uma pérgula no teto que se desdobra em elemento vazado junto ao acesso do lavabo. A ideia, além de engenhosa, permite um respiro eliminando eventual ar claustrofóbico do pequeno espaço. Quando aberto ao living, através de uma porta de correr, a sensação ao se deparar com a amplitude do espaço, inesperado, e o contraste com as paredes brancas, causa surpresa a quem chega.

VARANDA ANEXADA E LIVING MAIS GENEROSO

Ainda que a área social esbanjasse amplitude, o escritório tratou de anexar parte da varanda, também com pé direito duplo, para a criação de uma sala de jantar integrada ao retângulo principal da sala. A sugestão ia ao encontro das aspirações dos clientes, uma vez que a varanda original correspondia à quase metade de toda a área social e também, do ponto de vista estético, proporcionaria um living mais generoso do que o original. Mas a varanda por sua vez, mesmo tendo essa parte anexada, conseguiu ainda abrigar um confortável estar e uma churrasqueira! A cozinha, inicialmente isolada, também passou a ser integrada à área social. A criação de uma ilha voltada para a sala, além de funcional, aumenta o convívio da família e surge como um apoio para refeições rápidas. Além disso, possibilita que amigos acompanhem o preparo de refeições.

TONS TERROSOS, O FIO CONDUTOR DO DECOR

Se a estrutura já carrega bastante personalidade nos tons da madeira natural, para a decoração, Revollo assume correr riscos. Ele não só enfatiza as tonalidades terrosas em tecidos e metais no tom do cobre (daí o nome Apartamento Terracota) como acrescenta à paleta de cores um azul intenso através de um imenso tapete que emoldura o piso da sala principal. O que poderia ser excesso, aqui se torna prazeroso aos olhos, já que o azul é diluído pela amplitude e a oferta de paredes brancas. Nos demais ambientes, tonalidades suaves de azuis, cinzas e beges amenizam a madeira Cumaru, já que o pé direito deixa de ser duplo. Ainda assim é possível perceber um fio condutor, através da madeira e pinceladas terrosas em quase todos os ambientes, o que reforça a identidade única deste projeto.

Com decoração essencialmente contemporânea, a escolha foi por poucas e marcantes peças. Essa seleção contempla desde um ícone do móvel moderno, como a mesa Pétala de Jorge Zalszupin, passando pela luminária oversize de Starck para a Flos, objetos consagrados de Tom Dixon, e também introduz peças de Lucas Recchia, jovem designer brasileiro. Destacam-se também a iluminação, a cargo da Allure Design de Iluminação; a cadeira Gogoya em acrílico; Abajur cerâmica Fat Lava vermelho e laranja sobre a mesa lateral, da loja Teo, e a xilogravura de Lasar Segall no lavabo. A escolha da madeira natural, de forma equilibrada e sem exageros, trouxe aconchego e deu ares de casa a esse amplo apartamento, o que afastou qualquer risco de impessoalidade ao projeto.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE: APARTAMENTO CUMARU

Fotos: Fran Parente

decoração-com-madeira, hall-revertido-de-madeira; varanda-integrada; cozinha-integrada; decor-com-tons-terrosos
Essa é a mesa Pétala, de Jorge Zalszupin. Clique aqui e conheça mais de designer.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM