• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
12 set

Microapartamento com marcenaria inteligente

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Apartamentos compactos são tendência, mas na esteira deles surgem agora os microapartamentos. E estes, quando apoiados por um projeto elegante e funcional com marcenaria inteligente, podem surpreender! Caso deste imóvel de 35 m² com reforma e decoração assinadas pela arquiteta Gabriela Ikeda.

Um casal de empresários na faixa dos 70 anos que mora em Niterói e tem negócios no Rio de Janeiro decidiu comprar este microapartamento de 35m² no Leblon para ter um pouso fixo compacto, confortável e funcional na zona sul da capital carioca. Para adequar o imóvel aos seus gostos e necessidades, os novos proprietários encomendaram um projeto de reforma completa, com decoração, revestimentos e iluminação integralmente novos, à arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura. Para driblar a falta de espaço, a arquiteta apostou no que gosto de chamar de "o grande curinga" dessa situação: a boa marcenaria, aquela que aproveita cada milímetro do espaço. E Ikeda aproveitou!

MARCENARIA SOB MEDIDA PARA GANHAR ESPAÇOS

Gabriela Ikeda aproveitou o espaço aéreo com estantes, projetou a cozinha camuflada dentro de um armário com portas de correr ripadas que permitem escondê-la, quando necessário, fez uma bancada alta (em serralheria, com tampo de pedra) com duas banquetas atrás do sofá criando assim, de uma só vez, um espaço extra de preparo dos alimentos da cozinha ao lado, uma mesa de refeições e ainda gerando assentos adicionais para ver tv na sala quando tem visitas em casa. "A única alteração na planta do apartamento foi a ampliação do banheiro, que incorporou um canto morto, sem utilidade, no quarto. Com isso, ganhamos mais espaços de armazenamento permitindo, inclusive, guardar itens maiores, como cadeiras de praia, na ponta do armário, embaixo da bancada em L. De resto, tudo foi mantido como no original. Mudamos apenas o layout para otimizar os espaços e melhorar a circulação", conta Ikeda.

Segundo a arquiteta, o conceito do projeto foi criar um apartamento bem planejado para oferecer conforto e funcionalidade aos clientes, dentro de uma proposta estética moderna e sofisticada que passeia por tons de cinza, madeira e detalhes em serralheria preta. As cores aparecem de forma pontual, como no sofá-cama estofado em linho encorpado verde, adornos, almofadas e quadros, para acrescentar vida e personalidade aos espaços, sem pesar visualmente. Já no quarto, contrariando o senso comum de integrar a varanda para ampliar o espaço, a arquiteta não o fez, mas mesmo assim, o ponto alto é a vista da copa das árvores que pode ser apreciada mesmo deitados. Neste ambiente, vale destacar também o lado esquerdo do armário, que foi projetado com profundidade acima do padrão para armazenar uma mala grande de pé.

No quesito "materiais e acabamentos", todo o apartamento ganhou piso vinílico amadeirado, as paredes foram pintadas com tinta fosca cor Crômio da Suvinil e as marcenarias tem acabamento em laca cinza ou madeira, com algumas estruturas aparentes em serralheria preta. Para filtrar a luz natural, deixando-a mais suave e acolhedora, as cortinas foram confeccionadas em linho branco.

VEJA TAMBÉM: MICROAPARTAMENTO EM IPANEMA INSPIRADO NAS CASAS NA GRÉCIA

Fotos: Luiza Schreier

FICHA TÉCNICA

Projeto: Gabriela Ikeda

Escritório: Ikeda Arquitetura

Tipo de imóvel: Apartamento linear

Área total do imóvel: 35m²

Localização: Leblon, bairro na zonal sul do Rio de Janeiro

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM