• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
16 jun

Casa de campo em Itaipava

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Depois de comprar esta casa de campo e encomendar o projeto de interiores aos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos, mudança de planos. Com a execução do projeto em curso, a família que morava no RJ teve que se mudar para Curitiba, mas resolveu manter o refúgio na serra carioca.

A família composta por um casal com dois filhos estudantes morava no Leblon e mantinha um apartamento em Itaipava. Até que esta casa duplex de 300m², recém-construída no mesmo condomínio em terreno de 1.000 m², foi colocada à venda e o casal decidiu comprá-la. "Eles queriam uma casa de campo de estilo rústico-chic, prática e acolhedora, onde pudessem relaxar, receber os amigos e aproveitar a vida na serra", resume Raposo. Embora a propriedade siga o padrão de arquitetura do condomínio, o novo projeto promoveu mudanças significativas, tanto no layout como nos acabamentos. Entre as principais alterações, o posicionamento do living de frente para a lareira e vista externa, a cozinha integrada à sala de jantar locada bem próxima da área externa, junto ao espaço gourmet projetado.

Segundo os arquitetos, no quesito "acabamentos", foram privilegiados materiais naturais como o piso de cimento, o teto da área social com painéis lisos de freijó natural e as paredes, ora com pedra de Aré marrom ora com painéis ripados de freijó. Já a lareira da sala ganhou detalhes em aço cortén, enquanto a cozinha conta com armários de aço inox e bancadas de quartzo cinza.

"Os materiais naturais reforçam ainda mais a conexão dos espaços internos com a natureza exuberante ao redor, que deveria ser aproveitada", diz Diego Raposo.

Na decoração de estilo rústico-chic tudo é novo. Foram priorizados móveis confortáveis, testados nas lojas, um a um, pelso clientes, com texturas que conferem a sensação de acolhimento. Dentre as peças brasileiras de design assinado, vale destacar no living o par de poltronas Cuca com banquetas de Zanine Caldas, a poltrona K de Pedro Useche, a mesa de centro Duetto e as banquetas altas Tirol de Luia Mantelli, a mesa de Jantar Caetano de Aristeu Pires e o banquinho Mocho de Sergio Rodrigues.

Na suíte do casal, destaco a mesa de trabalho de frente para a vista e alguns detalhes que fazem a diferença na qualidade de um projeto: esquadrias com isolamento acústico, box do banheiro com esquadrias de vidro do piso ao teto, com venezianas móveis, para garantir privacidade, já que também são voltadas para a área externa.

"Um fato curioso é que, durante o processo de construção desta casa, por questões de trabalho, os clientes, que são diretores de empresa, precisaram se mudar do Rio para Curitiba e a casa, que inicialmente seria usada nos fins de semana, se tornou um local para passar temporadas de férias de verão e inverno", revela Diego Raposo. "Por isso, praticamente, tudo foi decidido à distância e, quando eles finalmente voltaram à Itaipava, encontraram a casa já pronta. Felizmente, adoraram o resultado, sem ressalvas", finaliza o arquiteto.

Fotos: Anita Soares

FICHA TÉCNICA

Projeto: Escritório Diego Raposo + Arquitetos

Responsáveis pelo escritório: Arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas

Tipo: Casa de campo, com dois pavimentos

Área construída: 300m²

Terreno: 1.000m²

Localização: Itaipava, RJ

Fotos: Anita Soares

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM