Casa elegante em Vespasiano
Localizada em Vespasiano, MG, esta casa de 717m² foi erguida do zero sobre dois lotes de terreno em declive para ser o novo lar de um casal com três filhos. O projeto é do arquiteto Rogério da Fonseca, da RF Arquitetura.
Assim que comprou os lotes, o casal - ele do ramo dos Esportes e ela da área de Educação) - se reuniu no local com o arquiteto para traçar as primeiras demandas para o novo lar. "Como o cliente é festeiro e adora reunir amigos e parentes em casa, de cara, me pediu uma generosa área de lazer, duas cozinhas, uma interna integrada à área social e outra externa integrada à varanda", conta Rogério.
FACHADA ELEGANTE
Para esta casa de linhas minimalistas, o arquiteto fez uma fachada cega voltada para a rua para resguardar a privacidade dos proprietários, revestindo-a com madeira ripada que mimetiza duas portas; uma é a entrada principal da casa e a outra dá acesso ao home office do cliente. Ou seja; um eventual visitante pode acessar sem adentrar na intimidade da casa. A parede ao fundo da garagem, também voltada para a rua, foi revestida com pedra rústica moledo, acrescentando uma nova textura ao conjunto arquitetônico ao mesmo tempo que protege o espaço da umidade do jardim vertical instalado logo atrás.
Já no segundo pavimento, portas-camarão de madeira ripada se sobrepõem às portas de vidro que dão acesso à varanda que, além de oferecer privacidade, impedem que o sol aqueça demais os ambientes. "O que a fachada não revela surge inesperadamente através de imensos painéis de vidro deslizantes que integram os ambientes internos com o jardim externo e a piscina", pontua o arquiteto.
DECOR NOVO DE DESIGN ASSINADO
Na decoração, todos os itens são novos. A seleção dos móveis da área social com cozinha integrada, por exemplo, foi pautada pelos quesitos "conforto e aconchego", com destaque para a mesa de jantar com tampo de madeira rústica pequiá, que preserva o rasgo natural de seu veio, cadeiras originais dos anos 50 garimpadas em antiquário, sofá do designer Maurício Bonfim e a poltrona e o aparador do designer Jader Almeida. Na varanda coberta do piso térreo, todos os móveis são da linha Doty, também assinados por Jader Almeida.
A "paleta de cores e acabamentos" da área social trafega pela elegância da sobriedade com base em tons de cinza, bege, detalhes em preto e madeira natural. Repare no forro do teto em madeira tauari ripada que "aquece" o ambiente, o mármore travertino no piso, conferindo sofisticação, e as portas de vidro que permitem ampla visão da área externa. Já a escada de concreto foi revestida com tábuas de peroba-rosa de demolição. Cortinas de linho puro e tapetes de lã de origem indiana acrescentaram um toque de aconchego e leveza.
ÁREA EXTERNA COM PERGOLADO
Na área externa, composta por varanda, espaço gourmet, jardim, piscina, academia, banheiro, pomar e estacionamento para quatro carros, o grande destaque é o pergolado tipo colmeia, com estrutura de madeira laminada colada e teto de vidro laminado refletente. "A intenção foi proteger a varanda da chuva e ampliar o espaço gourmet com uma cobertura que não fosse pesada visualmente e ainda agregasse beleza ao conjunto arquitetônico. Além disso, o vidro refletente deixa a luminosidade entrar e reduz consideravelmente a temperatura do espaço", diz o arquiteto. Neste ambiente os móveis são baixos e também seguem os tons neutros para não tirar o protagonismo dos jardins ao redor feitos pelo paisagista Droysen Tomich.
PISCINA, JARDINS E TERRAÇO
A piscina foi toda revestida em pedra sabão. Além de ajudar a manter a temperatura da água aquecida, essa pedra, tão nossa, "casou" perfeitamente com o verde do jardim vertical. O terraço aberto do pavimento superior é acessado pelas quatro suítes, sendo um respiro projetado para levar o verde das plantas para os moradores ao dormir e acordar. Detalhe afetivo: para a parede da varanda menor do piso térreo, o arquiteto criou um nicho de 4,50m x 1,80m, fechou com vidro leitoso e iluminou com LED para receber uma obra do artista plástico, Elano Passos, amigo da cliente, e que foi feita no local. O desenho é a representação da história de amor do casal.
Fotos: Estudio NY18
FICHA TÉCNICA
Tipo: Residência Unifamiliar
Projeto: Arquiteto Rogério da Fonseca
Escritório: RF Arquitetura
Área total construída: 717 m²
Área total do terreno: 978m²
Localização: Condomínio Alphaville, Vespasiano, Minas Gerais, Brasil
Paisagismo: Droysen Lopes Tomich
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM