• amplio-moveis
  • templuz
  • casa-e-tintas
  • casa-cor, casa-cor-miami, decoração, ambientes
30 may

Clássicos do design brasileiro: Lasar Segall

Garimpo | Atemporal

Conhecido como pintor, escultor e gravurista, Lasar Segall era também designer e fez todo o mobiliário para sua casa em São Paulo. Seus móveis, que agora são redescobertos por arquitetos para compor ambientes contemporâneos, carregam também o traço elegante e atemporal do artista.

Por trás do portão de ferro da Rua Berta 111 na Vila Mariana, São Paulo, encontram-se riquezas de uma época em que o endereço era a moradia de Lasar Segall, artista russo de múltiplas performances que se mudou para o Brasil em 1923 e fez daqui o seu país ao qual atribuiu "o milagre da luz e da cor" a sua arte. Mestre do Expressionismo e um dos introdutores do Modernismo no Brasil, Segall tornou-se conhecido principalmente por suas telas sem fronteiras definidas, mas para compor a decoração de sua casa na capital paulista, em 1932, desenvolveu o mobiliário com clara inspiração Bauhaus.

Pela primeira vez o mobiliário modernista de Lasar Segall será reeditado, em parceria da Coleção ETEL com o Museu Lasar Segall. As linhas são retas e o design sóbrio e funcional. O material usado é a madeira pintada com tinta preta e os assentos são estofados em tecido de cânhamo bege. Apenas uma cadeira, uma mesa, uma estante / revisteiro e uma conversadeira, em três módulos, que pode ser disposta de diversos modos. Apesar desse número reduzido, a qualidade e a contemporaneidade dessas peças cuja pureza e simplicidade mantêm seu frescor em plenos 2016 já bastam para incluir Lasar Segall no seleto grupo de designers modernistas, ao lado de Warchavchik, John Graz e Flávio de Carvalho.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM