• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
30 nov

Reforma e decoração com mudanças estratégicas

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Confesso que atualmente para mim a máxima "menos é mais" nem sempre se aplica, mas sigo fiel acreditando que "Deus está nos detalhes". E este é o caso do projeto de reforma e decoração desta casa de 620 m² construída em Nova Lima, nos arredores de Beagá, que valorizou e potencializou a construção existente.

Ao ser convidado a assinar o projeto, Júnior Piacesi, do escritório Piacesi Arquitetura, recebeu demanda clara: os proprietários desejavam que a casa que já existia fosse valorizada e potencializada. E aí faço um aparte. Esse tipo de demanda - interferir no que já existe e é bom - é uma das mais delicadas; afinal, construir do zero é mais fácil. Mas, no comando de um escritório que prima pela sutileza arquitetônica e elegância, Piacesi encarou o desafio e apostou em alterações pontuais e mudanças estratégicas para modernizar, valorizar e realçar a construção existente, conforme pedido.

NA ÁREA EXTERNA, MUDANÇAS PONTUAIS

Na área externa, o piso antes desconexo recebeu dois tipos de revestimento: mármore Bege Bahia levigado e deck de madeira que, além de provocar a sensação de continuidade, ainda tornou o uso da piscina mais prático e convidativo no dia-a-dia. Para modernizar, a piscina antiga também foi reformada. Ganhou espaço para hidromassagem, 'prainha" no perímetro e novo acabamento natural em Hijau, pedra vulcânica de tom esverdeado que contém um grupo de minerais e estrutura porosa fazendo com que absorva a água e adquira uma tonalidade verde esmeralda que varia conforme a incidência da iluminação do entorno. E que entorno...

PAISAGISMO E DÉCOR

Abraçando o conjunto, o paisagismo, feito de forma pontual e pensado pela equipe da Bia Abreu Paisagismo, explora o uso de vegetações de baixo e médio porte com costelas de adão, capim dos pampas e do Texas. "Como os clientes pediram também uma parte na área externa onde pudessem ver shows e ouvir música, construímos um volume discreto na extremidade da casa para esta finalidade", conta Piacesi para descrever o home theater criado com tecnologia e requinte para esta finalidade.

Ainda, segundo o arquiteto, o mobiliário e os acabamentos escolhidos refletem a elegância dos clientes e o desejo deles de trazer aconchego aos espaços através de tecidos e texturas atemporais. A maioria dos móveis são assinados por designers brasileiros que se tornaram clássicos e da safra contemporânea, com destaque para a poltrona com banqueta Mole e o par de poltronas Renata de Sergio Rodrigues, as cadeiras de jantar Sênior e a mesa de centro Pétala de Jorge Zalszupin, as cadeiras Garça do Studio Faro para a +55design e a poltrona de balanço Astúrias do designer Carlos Motta. Esta última uma das minhas paixões que, fazendo um "final de corredor" na área externa, no deck, compôs um cantinho perfeito para se contemplar um fim de tarde dourado.

VEJA TAMBÉM UM LOFT LINDO FEITO POR JÚNIOR PIACESI AQUI ♥ SAIBA MAIS SOBRE OS CLÁSSICOS: SÉRGIO RODRIGUES, JORGE ZALSZUPIN E CARLOS MOTTA CLICANDO NOS NOMES ♥

Fotos: Jomar Bragança

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM