• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
22 fev

Casa com vista para os campos de golfe

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Projeto: Carolina Gava I Escritório: Carolina Gava Arquitetura I Fotos: Evelyn Müller

Acredita-se que as primeiras sensações ao acordar podem conduzir o nosso "mood" ao longo do dia. Sendo assim, imagino que acordar nesta casa em São Roque, um dos 29 municípios considerados estâncias turísticas de São Paulo, com projeto de interiores de Carolina Gava e debruçada sobre montanhas e campos de golfe deve ser uma maravilha!

Carolina Gava foi contratada pelo casal Felice e Camila Durante - ele médico e ela advogada e consultora financeira - quando essa casa de 500 m² em dois pavimentos já estava na reta final da construção sobre um terreno em declive. Tendo a entrada principal no nível da rua e o setor social com cozinha e áreas de lazer no pavimento inferior voltados para os campos de golfe do condomínio, a arquiteta trabalhou livremente: refez o layout das áreas interna e externa, desenvolveu o projeto de forro e luminotécnico, realocou tomadas e decorou todos os espaços; dos revestimentos de parede, tecidos, móveis, luminárias, adornos e tapetes ao desenho da marcenaria de cada cômodo. "Os clientes pediram uma residência confortável, com design refinado e atemporal. Enfrentamos o desafio de harmonizar ou esconder elementos arquitetônicos desfavoráveis, adaptando nosso projeto às estruturas existentes", conta Carolina.

DESIGN ASSINADO

No setor social, foram priorizadas as peças de design assinado. Na sala de estar, por exemplo, o ambiente da lareira revestida com tijolinhos ganhou um par de poltronas Stella de Sergio Rodrigues que ficam de frente e, junto aos dois sofás de veludo, delimita o espaço e o torna super convidativo. Já na sala de estar, coordenadas com o aparador e a mesa de design longilíneos e leves, as cadeiras Mia de Jader Almeida conferem o toque de elegância. Para as cores, como os clientes queriam cinza, a arquiteta optou por tons acinzentados mais quentes para compor uma base neutra e acrescentou contraste através dos sofás em tecido azul marinho e da tela de grandes dimensões em tons refrescantes de azul e verde. E para proporcionar riqueza sensorial, mesclou tecidos com diversas texturas.

MARCENARIA SOB MEDIDA

Na marcenaria sob medica para cada cômodo, os tons de madeira foram eleitos para harmonizar com os elementos da arquitetura existente - nem tão escuros a ponto de pesarem visualmente, nem tão claros a ponto de perderem importância no contexto. Veja que interessante; a parede com pé-direito duplo ao fundo da sala de jantar foi revestida com um extenso painel de madeira ripada, do piso ao teto, abrangendo os dois pavimentos e cumprindo a função de trazer acolhimento ao espaço, promover a integração dos andares e ainda ocultar um armário projetado para armazenar a prataria do casal. Bingo!

ESCRITÓRIO INTEGRADO AO ESTAR

Amei este ambiente e já me vi nele trabalhando, rsrs. Totalmente integrado à área de estar (só isso que eu, que gosto de concentração, mudaria: acrescentaria uma porta de correr ou uma cortina, já que a viga favorece, para isolar o local) o escritório conta com amplas janelas de vidro que inundam o ambiente de luz natural e garantem a vista tanto do jardim lateral quanto dos campos de golfe do condomínio. Neste ambiente, de um modo inusitado, a arquiteta locou a mesa de trabalho em diagonal, tendo à sua frente a icônica poltrona Mole, de Sergio Rodrigues. Gostei.

COZINHA COM CANTO ALEMÃO E PASSA-PRATOS

A cozinha já tinha amplas janelas de vidro que a conectam à varanda coberta voltada para a piscina. Repare, ao fundo, o canto alemão que garante lanches rápidos. Na varanda, atendendo ao pedido dos clientes, a arquiteta incorporou um painel ripado com TV, churrasqueira, mesa e aparadores com rodízios em madeira de demolição; estes últimos, logo abaixo das janelas, são muito práticos, pois servem também de passa-pratos, bancada e conversação; para quem está dentro não se sentir isolado. Quem cozinha sabe bem a importância disso! ;)

Fotos: Evelyn Müller

CANTO ALEMÃO NA DECORAÇÃO, CLIQUE AQUI PARA TER MUITAS IDEIAS

Deixe seu e-mail para receber nossa newsletter.

Siga também o nosso Instagram para mais arquitetura, décor e arte.

Conheça nosso Pinterest para se inspirar.

Janina Ester

carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Clique na TAG e saiba por que o tijolinho nunca vai sair de moda!
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Poltronas Stella de Sergio Rodrigues. Clique na tag para saber + sobre o designer.
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Essa é a icônica poltrona Mole de Sergio Rodrigues. Clique na tag e saiba como essa peça foi criada.
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Super prático, o aparador com rodízios para flexibilidade de uso tem várias funções: passa-pratos, bancada e conversação para quem está dentro, cozinhando, não se sentir isolado. ;)
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
O canto alemão funciona como uma pequena copa para lanches rápidos. Para ver ótimas ideias de canto alemão, clique na tag!
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
O painel ripado ao fundo abrange todo o pé-direito duplo promovendo a integração dos andares. Camufla também o armário da prataria do casal I As cadeiras da mesa de jantar são a Mia de Jader Almeida. Clique na tag para saber + sobre o designer!
carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
Este quarto lindo é da filha do casal de proprietários; que tem 6 anos.

FICHA TÉCNICA

Projeto de interiores: Arquiteta Carolina Gava

Escritório: @carolinagavaarquitetura

Produção visual: Nuria Uliana

Tipo de imóvel: Casa com dois pavimentos.

Área construída: 500m²

Área do terreno: 1.040m²

Localização: São Roque, São Paulo

Tempo total da elaboração à decoração: 14 meses

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM