• casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • loft-de-pegada-industrial-em-londres; loft; pegada-industral; decor-industral; decor; decoração; loft-em-londres
  • decor-monocromático; cor; monocromatico; decor; uma-cor; tom
  • geladeiras-customizadas; geladeira-samsung; geladeira-bespoke; bespoke; geladeiras; geladeiras-personalizadas
  • 30-itens-para-montar-um-aparador-arrasa-quarteirão; aparador; decoração; itens-para-decorar; aparadores; decoração-de-aparadores
06 aug

Precisamos Falar Sobre Cores

Garimpo

As cores entraram em cena na decoração, certo? Mas, conversando daqui e dali, percebi que nem todo mundo ainda se sente à vontade no manejo de uma paleta mais ousada. Então fiz essa matéria para ajudar.

Mas antes um registro. É claro que as cores neutras continuam em alta. Elas são clássicas e sempre deixarão sua casa ou projeto elegantes, o problema é a mesmice. Sim, a mesmice; tudo com a mesma cara. Usar uma cor, ou várias, traz "calor" ao espaço e confere personalidade. Um pingo de tinta certo pode fazer maravilhas e mudar totalmente o mood de um ambiente.

Mas vamos aos fatos. Usar cores na decoração não é tão complicado quanto se imagina. Lembra do círculo cromático (ou círculo de Newton) que você aprendeu na escola? Não, já faz muito tempo, né? Deixa eu te clarear. Esse círculo é a representação das cores captadas pelo olho humano, dividido em 12 partes. A partir dele uma infinidade de cores pode ser criada.

Resumidamente, nesse círculo temos: cores complementares - que ficam opostas no círculo e funcionam quando você quer contrastes. Cores análogas, são aquelas que ficam uma do ladinho da outra e conferem uma unidade ao ambiente. E cores complementares decompostas, também conhecida como tríade, pois você traça um triângulo e usa as três cores que estão nas pontas. Dessa forma você tem o contraste, mas preserva a harmonia. Agora vamos ao básico: temperatura, tom, matiz e croma.

TEMPERATURA: As cores são divididas em dois grupos; quente e frio. As cores quentes evocam calor. Remetem ao sol e ao fogo. Geralmente essas cores chamam bastante atenção e se tornam o foco central do ambiente. Já as cores frias, evocam água, gelo e plantas. São mais, digamos assim, suaves. Quando for escolher as cores a primeira coisa é pensar qual o uso e a impressão você quer dar ao ambiente, pois essa escolha afetará o humor, e a percepção de profundidade do espaço.

TOM: O tom refere-se à leveza ou peso / profundidade de uma cor. Pense se quer uma cor uma cor "fechada", mais escura, ou "aberta", mais iluminada. Para fechar adicione preto para abrir adicione branco.

MATIZ: Matiz é uma das propriedades da cor (junto com saturação e valor). Os matizes são divididos em primários (vermelho, azul e amarelo), secundários; que é a mistura de duas cores primárias e terciários; combinações de cores primárias e secundárias. Lembrando que a iluminação, natural ou artificial, irá afetar nossa percepção das cores.

CROMA: Chroma significa "colorido" e "brilhante" e refere-se à intensidade da cor. As cores cromadas são arrojadas e criam ambientes Pop. São mais indicadas para criar pontos focais como, por exemplo, uma porta.

Se você for por esse caminho e resgatar o círculo cromático não vai errar. Agora, se mesmo depois de puxar pela memória suas aulas de desenho lá no jardim de infância, de resgatar seu círculo cromático e de ler essa matéria você ainda se sentir como um cachorro que caiu da mudança toda vez que tiver que falar sobre cores, peça ajuda à CASA E TINTA, parceira do blog, com 30 lojas espalhadas por Belo Horizonte e consultores preparados para te auxiliar nessa missão! ;)




precisamos-falar-sobre-cores; cores; circulo-cromatico; casa-e-tinta; temperatura; tom; matriz; croma
Cores quentes como o amarelo evocam o calor porque lembram o sol e o fogo. Já as cores frias como azul e verde nos remetem à água e imprimem suavidade aos espaços. Clique e curta o Instagram da casa e Tinta.
precisamos-falar-sobre-cores; cores; circulo-cromatico; casa-e-tinta; temperatura; tom; matriz; croma
Os tons claros conferem frescor e fazem o ambiente parecer maior. Já os tons escuros evocam um clima de sofisticação e elegância. Clique aqui e curta o Instagram da Casa e Tinta.
precisamos-falar-sobre-cores; cores; circulo-cromatico; casa-e-tinta; temperatura; tom; matriz; croma
Ambientes inundados de luz natural ficam ótimos com brancos e neutros.
precisamos-falar-sobre-cores; cores; circulo-cromatico; casa-e-tinta; temperatura; tom; matriz; croma
Tons e matizes profundos conferem elegância.
precisamos-falar-sobre-cores; cores; circulo-cromatico; casa-e-tinta; temperatura; tom; matriz; croma
A iluminação natural ou artificial altera a percepção das cores. Clique e curta o Instagram da Casa e Tinta

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM