• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
20 jul

Arte na veia

Marcela Bartolomeu não esconde o entusiasmo pela profissão que, apesar de não ser novidade, explodiu na última década por aqui. Art dealer, que na origem americana da palavra é traduzida para consultora de arte, veio confirmar um talento que começou desde a infância, na pequena Ponte Nova, cidade do interior de Minas, onde viveu e cresceu em berço artístico. Na época, nem mesmo a vida rústica daquela fazenda de produção de açúcar impediu sua atração pelo belo, aliás, um incentivo da mãe, que embora morando numa província despertou na filha o grande interesse pelo erudito. "Ela era dona da academia Arte e Movimento, nome que identificava o tema, e lá realizava exposições com Manuel Macedo e ainda promovia concurso literário com Ziraldo, além de corridas rústicas", lembra Marcela, justificando a razão de sua influência.

Mas foi aos 17 anos, em um curso de férias em Florença, na Itália, que recebeu as primeiras lições de História da Arte. Com o encerramento das aulas mudou-se para São Paulo onde estagiou com uma tia numa grande galeria. Depois disso não teve dúvidas de que havia acertado na carreira. A proximidade com a arte, o conhecimento das diversas etapas de produção e a paixão que une uma obra ao apreciador determinaram, então, o início de um trabalho de extrema grandeza. Sua consultoria começa pelo atendimento a clientes que precisam de avaliações para as obras de arte, intermediações na compra ou venda e acompanhamento a decoradores e arquitetos nas galerias, alinhando a produção artística à execução do projeto ao desejo do cliente.

ARTE PARA TODOS

Marcela lembra que alguns apreciadores mostram dificuldades em freqüentar estes espaços , receando pelos valores das telas, muito embora desejem comprar pelo menos uma peça. "Em casos como este, é preciso compor o sonho aos meios mais acessíveis já que a cada dia surgem novos talentos com opções de ofertas para todos os perfis, bolsos e gostos" garante a art dealer. Seu acervo, em Belo Horizonte reúne nomes consagrados como Amilcar de Castro, Tomie Ohtake, Gonçalo Ivo e Barsotti, sem, contudo, dispensar os menos valiosos por não serem ainda famosos. Mais que indicar caminhos para que as telas sejam compreendidas em seus meandros e sentidos, o processo de consultoria é bem mais abrangente quando o assunto é investimento. "O perfil das pessoas está mudando. Hoje elas procuram aconselhamento técnico em todas as áreas, porque decisões individuais, no escuro, é coisa do passado." Alerta, Marcela.

Matéria de Norma Santos, jornalista e designer de interiores

Foto: Pixel Studio Daniel Mansur

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM