• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
22 out

Fotografia e Arquitetura, o conjunto da obra

Garimpo | Perfil Compartilhe no Whatsapp

Dizem que um olhar muda tudo. Um olhar define o ângulo, enquadramento, o objeto focado. Mas, justiça seja feita, esse olhar depende das raízes, background e história de quem olha. No caso da fotografia de arquitetura e decoração é flagrante a diferença entre a foto feita por um fotógrafo, por melhor que esta seja, e a foto feita por um fotógrafo arquiteto.

A luz, volumetria, proporção, as nuances e sutilezas de um projeto se revelam sob as lentes do profissional que acumula as duas funções. É assim com o fotógrafo mineiro Gustavo Xavier, graduado em Arquitetura e Urbanismo em 1998, mas que se tornou fotógrafo em 2004 e, desde então, tem documentado o trabalho de arquitetos e designers de interiores em todo o Brasil.

Mas se a Fotografia tomou conta da vida profissional de Gustavo, a Arquitetura continuou como paixão latente, tanto que seu trabalho autoral sempre versou sobre o mesmo tema: o conjunto da obra. Em 2008, Gustavo Xavier lançou a série, "Interstícios", mostrando espaços abandonados em grandes centros urbanos. Em 2011, a série "Dualidades" trouxe registros de recortes de arquitetura manipulados digitalmente e que resultaram em uma nova perspectiva gráfica para a arquitetura moderna e contemporânea. Em 2015 é a vez de "Crepusculares", uma nova dimensão sobre a arquitetura latina. "O trabalho autoral veio da vontade natural de mostrar minha própria visão sobre determinados assuntos. Diferentemente do trabalho comercial, nele sou meu próprio cliente e, assim, tenho que satisfazer meus próprios anseios.", reflete Gustavo.

CREPUSCULARES

Crepusculares reinventa a luz sobre grandes edifícios, ícones da arquitetura latina, propondo uma nova e particular dimensão à eles. Retrata de forma única luzes que talvez nunca existiram mas que por um momento vaguearam pelo pensamento do fotógrafo. A série, em edição limitada e vários formatos, atende à grande tendência decor do momento; a fotografia na decoração.

Exposição: Crepusculares l Gustavo Xavier

Data: de 26 de outubro à 12 de novembro

Hora: de 9 às 19 horas.

Local: Orlando Lemos Galeria.

Endereço: Rua Melita, 95, Jardim Canadá - Nova Lima

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM