• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
20 jan

Pritzker 2016

O vencedor do Prêmio Pritzker 2016, o maior prêmio de Arquitetura no mundo concedido a profissionais vivos pelo conjunto da obra, é o chileno Alejandro Aravena. Mas, afinal, quem é Alejandro Aravena?

MAS AFINAL, QUEM É ALEJANDRO ARAVENA?

Com pinta de galã, aos 48 anos - relativamente jovem para a honraria - Aravena já acumula expressivo trabalho na área. Nascido em 22 de junho de 1967, em Santiago, formou-se arquiteto pela Universidade Católica do Chile em 1992. Em 1994, fundou seu escritório, Alejandro Aravena Architects. Foi professor em diversas universidades do mundo, incluindo Harvard GSD, e em 2001 criou a Elemental, "do Tank", empresa focada em projetos de interesse público e impacto social. Com mais de 2.500 habitações construídas para população de baixa renda no Chile, Estados Unidos, México, China e Suíça a Elemental parte do conceito "casa incremental", em que o projeto é entregue inacabado para que o próprio morador possa finalizar a sua maneira tornando-se parte do processo ao dar o seu toque pessoal, o que acaba refletindo em sua auto-estima.

Mas Alejandro Aravena foi também membro do júri do Pritzker entre 2009 / 2015, foi um dos oradores no TED Global, em Rio de Janeiro, Brasil, em 2014 e é o Diretor da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016. É o primeiro arquiteto chileno e o quarto latino-americano a receber o prêmio – antes dele foram premiados o mexicano Luis Barragán e os brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

O argumento do júri do Pritzker 2016 é de que sua obra mostra como a arquitetura melhora a vida das pessoas ao se voltar para os menos privilegiados, atenuar os efeitos de desastres naturais, reduzir o consumo de energia e oferecer espaços públicos acolhedores. A entrega do Prêmio será dia 4 de abril, na Sede das Nações Unidas em Nova York.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM