
Confesso que atualmente para mim a máxima "menos é mais" nem sempre se aplica, mas sigo fiel acreditando que "Deus está nos detalhes". E este é o caso do projeto de reforma e decoração desta casa de 620 m² construída em Nova Lima, nos arredores de Beagá, que valorizou e potencializou a construção existente.

Considerado um dos mais famosos arquitetos do Brasil, conhecido principalmente pela ousadia e requinte traduzidos pela habilidade em colocar para jogo, lado a lado, rusticidade e luxo, o arquiteto baiano David Bastos, nascido por acaso no Rio de Janeiro, expande seus horizontes e depois dos Estados Unidos, África e Ilhas Cayman, assina um apê repleto de design em Genebra na Suíça.
Angatu, palavra Tupi-Guarani para "bem estar, felicidade e alma boa" foi o nome escolhido para batizar este paraíso particular; uma casa magnífica integrada à Mata Atlântica que protege a Praia de Itacarezinho, um projeto premiado da arquiteta Eduarda Correa. Veja essa casa espetacular e sonhe, como eu.
Não seria a casa o nosso exoesqueleto; um reflexo do que somos, vivemos, acreditamos e valorizamos? A arquitetura conduz o nosso modo de agir, ocupar o espaço e habitar. Corpo e Morada, Morada e Corpo, dois universos que se misturam e se confundem. Coexistem. Esse é o tema da CASACOR este ano, que em Belo Horizonte começou essa semana num belo casarão dos Anos 40, nos brindando com esta reflexão.

Depois de comprar esta casa de campo e encomendar o projeto de interiores aos arquitetos Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos, mudança de planos. Com a execução do projeto em curso, a família que morava no RJ teve que se mudar para Curitiba, mas resolveu manter o refúgio na serra carioca. Veja!

Minimalismo e aconchego não costumam andar juntos, mas arquitetos talentosos conseguem manter o estilo e ainda trazer acolhimento com interferências pontuais. E, para quem gosta desse conceito, boas referências não faltam neste apê assinado por Junior Piacesi, à frente do Piacesi Arquitetos Associados.

Um casal de empresários procurou o escritório do arquiteto David Guerra com a seguinte demanda: a construção de um refúgio de fim de semana para a família numerosa: três filhos, sete netos, um grande número de irmãos, primos e demais familiares que se encontram em comemorações com mais 50 pessoas. Veja como ficou.

Ela nasceu apenas "casa". Numa cidade pacata, num bairro tradicional e exibindo estilo de época, a "casa" viveu com dignidade. Envelheceu. E seria descartada, demolida, não fosse o projeto de reforma proposto pelo Estúdio Zargos e aceito pelos clientes. A casa renasceu; ganhou sobrenome. Foi batizada de Casa Floresta.
O escritório Nop Arquitetura projetou, do zero, esta casa de 942m² para uma família brasileira que mora em Chicago passar férias no Brasil. A propriedade fica em Niterói (RJ),com vista privilegiada do Costão de Itacoatiara, circundada pela vegetação da serra da Tiririca.

Exuberante, monumental e apostando na cor branca como pano de fundo para primoroso decor depois de uma renovação geral; esta casa de tirar o fôlego tem como cenário Itaipava, a bela região serrana do Rio de Janeiro. Quem assina o projeto é Diego Raposo e Manuela Simas, do escritório Diego Raposo + Arquitetos.
Ele, empresário, ela, advogada, uma filhinha de quatro anos, a vontade de aumentar a família e uma virada de chave com transição de carreira. Essa história começa assim e neste ponto entra a arquiteta Bianca da Hora, amiga da família, que foi acionada para fazer a reforma geral e a decoração do triplex no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
ÚLTIMOS POSTS