• apartamento-na-suíça; arquiteto-david-bastos; apartamento-de-design; apartamento-com-vista
  • casa-de-campo; reforma-de-casa-de-campo; casa-ampla; escala-arquitetura
  • reforma-de-apartamento; pegada-escandinava; paula-müller; tons-claros
  • laranja-contemporâneo; cor-laranja; casa-antiga; projeto-de-reforma; lívia-ornellas
06 abr

Apê minimalista e aconchegante

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Minimalismo e aconchego não costumam andar juntos, mas arquitetos talentosos conseguem manter o estilo e ainda trazer acolhimento com interferências pontuais. E, para quem gosta desse conceito, boas referências não faltam neste apê assinado por Junior Piacesi, à frente do Piacesi Arquitetos Associados.

Procurado pelos clientes jovens quando adquiriram o imóvel ainda em construção, Junior Piacesi recebeu a missão de fazer adequações na planta da construtora. Eles queriam ambientes sociais mais integrados, fluxos interessantes, identidade e reaproveitamento de peças do seu acervo. Assim surgiu o Apartamento CN, um apê minimalista e aconchegante. Partindo da distribuição dos ambientes, sua divisão foi pensada de modo a garantir aos moradores integração total da área social possibilitando o uso do estar, living e jantar no mesmo ambiente. Aliás, essa foi uma das principais demandas dos futuros moradores, que sonhavam com um espaço fluido onde pudessem receber amigos, cozinhar e viver a casa intensamente. Detalhe: apesar da cozinha aberta para atender a proposta, o arquiteto teve a perspicácia de trazer a possibilidade de, quando necessário, fechá-la através de três grandes portas de correr da Cinex.

"É sempre desafiador quando os clientes nos procuram com uma planta feita pela construtora para que possamos modificar de acordo com suas necessidades específicas. O processo de alteração no projeto enquanto o edifício está sendo construído precisa ser bem alinhado entre arquitetura, engenharia, fornecedores e clientes", fala Júnior.

REFERÊNCIAS PARA SE OBTER MINIMALISMO E ACONCHEGO

Interferências arquitetônicas realizadas, hora de conferir identidade, minimalismo e aconchego à nova morada. O minimalismo foi alcançado através dos materiais como o mármore branco no piso e as placas cimentícias nas paredes que abraçam a grande sala de 12 metros lineares; além da paleta eleita, de cores neutras, quase escandinava, com tons e subtons de preto e cinza.

Já o aconchego - e é aí que você deve reparar nas sutilezas e tirar as boas referências prometidas no início deste texto - foi alcançado através do acréscimo da madeira, das plantas, texturas, obras de arte e mobiliário de design. O mobiliário, em sua maioria de desenho nacional, traz nomes de destaque como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Jader Almeida e Guilherme Wentz.

Arremantando o conjunto, e reforçando a sensação de aconchego, aquela que, como sempre digo, é a "cereja do bolo" e com a qual pode-se realçar ou derrubar um projeto: a iluminação! A luz no apartamento CN é simples e pontual e as peças soltas, fora da iluminação geral, se apresentam como elemento surpresa e complementar aos layouts dos espaços. Ou seja, correta e estratégica, a iluminação deste projeto cumpre a sua função e se apresenta de maneira discreta no todo, garantindo sabiamente o protagonismo dos protagonistas.

VEJA OUTRO APTO CHARMOSO DE JUNIOR PIACESI: APÊ MASCULINO DE 75M²

Fotos: EstudioNY18

FICHA TÉCNICA

Tipo: Reforma de apartamento inteiro

Projeto: Piacesi arquitetos associados.

Arquiteto: Junior Pìacesi.

Localização: Sion, Belo Horizonte. MG.

Área: 150 m²

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM