• casa-cor-mg-2018
  • templuz
  • casa-de-campo
  • nichos-na-decoração
  • quarto-feminino
  • a-casa-de-charles-e-ray-eames
18 may

​Casa Monumental

Projetos | Interiores
casa-monumental
A piscina em formas curvas tem área com hidromassagem e se alonga em uma raia que entra pela sala de repouso até a sauna. O vão do pergolado na fachada tem mais de 20 metros de extensão, com vigamento protendido.

Com traços monumentais a casa feita pelo escritório HG ARQUITETURA ganhou interior, também assinado pelos arquitetos, que "conversa" com o projeto arquitetônico.

Com 1100 m² em Nova Lima, MG, sua implantação no terreno se dá em forma de "L" com vista para as montanhas e valorização da área externa. A piscina em formas curvas, que se alongam formando uma raia, adentra a sala de relaxamento até a sauna. As linhas contemporâneas desse projeto fazem referência à arquitetura modernista resgatando alguns de seus elementos como o grande pergolado que cobre o terraço do segundo piso e marca presença.

A estrutura da casa é ousada e abusa dos grandes vãos, com vigas protendidas de mais de 20 metros de extensão e grandes panos de vidro que permitem a fluidez dos espaços. O hall de entrada tem pé direito duplo e recebe iluminação natural através de uma grande claraboia. Desse ambiente parte a escadaria que leva ao segundo andar onde fica a parte íntima da casa. O grande painel laqueado ao fundo faz uma composição interessante com as grandes arandelas na parede e oculta a porta do elevador que interliga os três níveis do projeto.

ARQUITETURA E DÉCOR EM LINGUAGEM ÚNICA

Tanto a arquitetura quanto a decoração dessa casa monumental são de autoria dos arquitetos FERNANDO HERMANNY E GERMANA GIANNETTI garantindo um projeto coeso e coerente. Os tons sóbrios dos acabamentos e do mobiliário foram "quebrados" pela ousadia na escolha das obras de arte contemporânea que se destacam nos ambientes. Aliás, a Arte é uma constante nos projetos desses dois profissionais que sabem como poucos transformá-la em protagonistas da composição de interiores sem exagerar ou cair em clichês.

Os espaços sociais da casa têm suas funções com características bem demarcadas, mas são interligados criando a sensação de amplitude e permitindo sua integração quando desejado. Os pés direitos altos acentuam a sensação de despojamento do espaço. Uma grande porta em vidro laqueado em tom vermelho separa a sala de jantar do estar social.

Para o mobiliário, que acompanha toda a linguagem arquitetônica da casa, peças importantes de design autoral foram escolhidas como a Marquesa de Oscar Niemeyer no hall de entrada, as mesas de Jorge Zalszupin e as poltronas assinadas por Patrick Norguet e Antonio Citterio. A curadoria de arte, feita pelos profissionais, incluiu artistas como Eduardo Sued, Amilcar de Castro, Marcelo Solá, Marcos Coelho Benjamin, Sônia Ebling, Celia Euvaldo e Marina Saleme.

LÁ FORA, O ÓCIO

Lá fora, a área externa com Paisagismo de ERLY HOOPER é um convite ao lazer com seu mobiliário confortável espalhado pelo ambiente onde a piscina é o ponto focal. Projetada com formas curvas que se alongam para formar a raia, a piscina entra pela sala de relaxamento indo até a sauna e uma grande cozinha gourmet voltada para esse espaço cria a infraestrutura necessária para os dias festivos.

P.S PASSE O MOUSE OU CLIQUE NAS TAGS SOBRE AS FOTOS PARA SABER +

Fotos: Jomar Bragança

casa-monumental
O hall tem pé direito duplo e porta pivotante de grandes dimensões em vidro laqueado preto. Destaque para a escultura de Sonia Ebling sobre o aparador e a Marquesa de Niemeyer. Tapete persa Bidjar.
casa-monumental
São dois ambientes no Estar. Aqui, o móvel projetado pelos arquitetos oculta a aparelhagem de som e vídeo e o telão. Nas paredes, obras de Lygia Pape e Marina Saleme. Mesas de centro design de Jorge Zalszupin reeditadas por Etel Carmona e poltronas de Antonio Citterio.
casa-monumental
Na mesa lateral, tocheiros antigos folheados a ouro fazem contraste com a ambientação contemporânea. Cortina em linho plissado.
casa-monumental
Na sala de estar, dois ambientes de conversação se integram. Sofás curvos em veludo verde formam o primeiro ambiente onde se destacam as obras de Marcelo Solá e Marcos Coelho Benjamim.
casa-monumental
A sala de jantar se integra aos ambientes de Estar e à Adega.
casa-monumental
A varanda se integra aos ambientes de estar e jantar através de grandes portas em vidro, sendo uma delas pivotante. Um espelho d’água contíguo à sala de jantar complementa a ambientação.
casa-monumental
A cozinha gourmet tem pé direito duplo e se integra à área da piscina. Destaque para os aventais pintados por Amilcar de Castro na parede ao lado da churrasqueira.
casa-monumental
A sala de repouso anexa à sauna tem ambientação com toques orientais e uma das paredes revestida em pedras. Tela de Frederico Serra Negra.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM