• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
05 nov

Integrada à Paisagem

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Em um terreno generoso num condomínio em Rio Acima, MG, esta casa de campo se integra elegantemente à paisagem aproveitando ao máximo o cenário hipnotizante da região.

Assinada pela arquiteta Ana Machado, a casa de 500 m² de área construída foi implantada em um único platô de um terreno acidentado com aclive de 20 metros e todos os seus espaços dialogam com a natureza. Seu volume se dá por uma linha horizontal definida por um deck em balanço e três outras linhas inclinadas, conferindo o movimento de cobertura.

Cuidadosamente pensada, seu detalhamento contemplou o uso de energia solar, cobertura termo acústica; e grandes vãos por onde a luminosidade natural entra abundante visando a sustentabilidade, eficiência térmica e energética.

Os painéis de vidro, vistos do interior, enquadram a natureza, enquanto rasgos arquitetônicos pontuais eliminam as fronteiras entre o que está dentro e fora da moradia. As ambientações amplas e interligadas acompanham o estilo sofisticado e sem excesso da construção mista onde a estrutura metálica e o concreto aparente se sobressaem.

POUCOS E BONS

Madeira, a calçada portuguesa (dentro e fora) e o cimento aparente formam um conjunto neutro em sintonia com o verde da natureza. A opção pelos poucos materiais de acabamentos como padrão construtivo garantiu a unidade projetual.

A madeira usada em larga escala aparece no forro, revestindo paredes, em acabamentos, armários e mobiliário e chama atenção na pérgula da entrada e nos elementos internos vazados que formam o grande painel em cobogó atrás da TV, no living, de 4,5m X 3m, que permite um diálogo perfeito entre o social e a área íntima.

A montagem dessa peça surgiu de uma brincadeira da arquiteta que ao fazer as colocações alternadas formou uma malha emassada e pintada deixando o observador sem identificar o real material usado.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM