• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
19 nov

​Por que ter, ou não, uma abertura zenital?

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Você gosta de iluminação natural? Eu adoro e acho que ela confere todo um charme aos ambientes. Então hoje eu vou te falar de uma queridinha dos projetos descolados, muito pedida, a tal abertura zenital. Conhece?

Uma abertura desse tipo deixa entrar a iluminação zenital que é aquela que vem de cima, do céu (zênite). Essas aberturas, ou rasgos no jargão arquitetônico, podem ser grandes ou pequenas. Podem ser no teto, que são as mais comuns, em superfícies inclinadas, ou nas paredes, na parte de cima ou embaixo dessas paredes. Embaixo, eu acredito ser mais um recurso estético que funcional, mas que fica bem interessante!

Já fui numa casa, feita pelo arquiteto Gustavo Penna, que tinha um rasgo na parede da sala, embaixo, de fora a fora. Ou seja, lá de fora da casa, que era um cubo de fachada cega (sem nenhuma abertura), só se viam os pezinhos lá de dentro através do rasgo de vidro. Achei minimalista. Gostei. Eu mesma tenho uma abertura zenital no telhado da minha casa de fora a fora bem em cima da bancada da cozinha. Adoro ver o sol entrar por ela!

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ABERTURA ZENITAL

Mas... Nem tudo são flores, né? O "mas" sempre existe em qualquer situação da vida. As vantagens de uma iluminação zenital é o uso da luz natural que torna o ambiente agradável, pode proporcionar ventilação natural renovando o ar e a Economia de energia elétrica que ela gera.

Entre as desvantagens estão a dificuldade de limpeza (a minha abertura mesmo, por ser muito alta, é limpada só de vez em quando, rsrs). Outra desvantagem da abertura zenital é o fato de que ela pode esquentar o ambiente dependendo de uma série de fatores como tamanho, região, orientação solar, e até mesmo revestimento. Por esquentar o ambiente, esse recurso é muito comum lá fora, nos países mais frios

Existem alguns tipos de abertura zenital, claraboia, sheds, lanternins, cúpulas, átrios e tubos solares; mas isso já é assunto para outro post...

VEJA: DOIS EM UM, CLOSET E ESCRITÓRIO

Se você gostou dessa matéria, compartilhe!

Fotos: Via Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM